Ouvidoria   

Equipe da Unisc é destaque em etapa regional do Circuito Unimed

03 de abril de 2013

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) sediou, neste domingo (07/03), a etapa regional do Circuito Estadual Unimed. O evento reuniu mais de 1,7 mil participantes para a corrida e para a caminhada, com largadas no Parque Municipal Professor Theobaldo Dick, em Lajeado. O grande vencedor foi Daniel da Silva, de Santa Cruz do Sul, que percorreu 5 km em 14 minutos e 41 segundos. O restante do pódio contou com outros quatro integrantes da equipe de atletismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc): Alex da Silva Ribeiro (2º lugar); Filipe Matter Cargnelutti (3º lugar); Adelio dos Santos (4º lugar) e Juliano Cardoso Kommer (5º lugar).

O coordenador do projeto de Atletismo da Unisc é o professor Jorge Peçanha, que comemora os resultados alcançados pelos atletas da equipe na etapa regional do Circuito Unimed. “Isso é uma amostra dos resultados de 12 anos de trabalho com o projeto, que já gerou recordistas para nossa satisfação. É um grande orgulho o pódio que conseguimos fazer no circuito” destaca. “Tenho 40 anos de experiência nesse tipo de evento e digo com segurança: o Circuito Unimed é o maior do interior do Estado. Fiquei muito feliz com o que vi”, completa Peçanha. O treinador apenas lamenta não poder ter levado a equipe feminina. “Mas com certeza vamos na próxima edição”, promete.
SAÚDE – Mais do que competir, os atletas serviram de exemplo no evento que marcou o Dia Mundial da Saúde. “As pessoas precisam praticar alguma atividade física para reverter uma triste estatística: o Brasil registra hoje cerca de 300 mil mortes por ano em virtude de problemas cardiovasculares. Aqueles que se exercitam têm chances de manter sob controle a pressão arterial e o colesterol, que estão entre os causadores dessas doenças”, observa o vice-presidente da Cooperativa, o médico Aldo Pricladnitzki.

Entre os participantes da corrida, o secretário municipal da Saúde, Glademir Schwingel, que incentivou dezenas de colegas a também se inscreverem. “Nosso governo pretende combater o sedentarismo. Temos planos de investir em eventos como esse, mas de forma descentralizada, nos bairros de Lajeado”, comentou Schwingel. Quem também deu exemplo, aderindo à caminhada, foi o prefeito municipal, Luís Fernando Schmidt, acompanhado do vice-prefeito, Vilson Haussen Jacques Filho. A caminhada orientada ocorreu por um trecho de 5 km, mas também poderia ser feita por 3 km, conforme as condições de cada participante.

Equipes de corrida

A corrida foi dividida em três categorias: infantil (9 anos a 15 anos), adulto e adulto especial (exclusiva para médicos cooperados e colaboradores da Unimed VTRP). Crianças e adolescentes percorreram 2,5 km e, adultos, 5 km.

Um dos destaques foi a participação de mais de 60 equipes de corrida de diferentes regiões do Estado. O troféu “Grupo com o maior número de participantes” foi para a Bioteam, de Lajeado, com 112 inscritos.
Integrando um grupo estava a bibliotecária Denise Fischborn, 39 anos. Ela correu pela Vita Esportes, de Santa Cruz do Sul. “Estamos muito felizes com o evento. Na edição passada participei com um grupo de cinco pessoas e este ano estamos com 28”, comemorou a atleta, que corre há cerca de um ano.

A lista com os vencedores de cada categoria e o tempo em que todos fizeram a prova está disponível no site da Cooperativa Médica (www.unimedvtrp.com.br/circuitoestadual). Na mesma data, o álbum de fotos poderá ser acessado no Flickr (www.flickr.com/unimedvtrp).
O circuito atraiu cerca de três mil pessoas ao parque, onde puderam se divertir nos brinquedos do Sesc e participar da mateada com a ervateira Santa Cruz. Clientes Unimed fizeram shiatsu. Na tenda do Espaço Vida Unimed a comunidade tirou dúvidas com profissionais da saúde. Dois atores divertiram o público interpretando os “Corredores Malucos”, chamando atenção para o “Colesterol” e o “Sedentarismo”.
No final do evento os atletas participaram do sorteio de quatro vales-presentes.

Resultado geral

Feminino
1º Franciele Adolfo Terres (Lajeado)
2º Márcia Garcia Cavalheiro (Restinga Seca)
3º Kátia Schneider (Lajeado)
4º Roberta Hilgemann (Teutônia)
5º Daniela Rodrigues da Silva (Estrela)

Masculino
1º Daniel da Silva (Santa Cruz do Sul)
2º Alex da Silva Ribeiro (Santa Rosa)
3º Filipe Matter Cargnelutti (Santa Cruz do Sul)
4º Adelio dos Santos (Santa Cruz do Sul)
5º Juliano Cardoso Kommer (Santa Cruz do Sul) 


As largadas do circuito iniciaram com a categoria infantil

Entre os cinco vencedores da categoria Geral – Masculino, quatro de Santa Cruz do Sul

Pódio da categoria Geral – Feminino


Vice-presidente da Cooperativa, o médico Aldo Pricladnitzki, entrega o troféu ao representante da equipe Bioteam

A bibliotecária Denise Fischborn (à esquerda) correu pela Vita Esportes, de Santa Cruz do Sul

Categoria: Unimed VTRP