Ouvidoria   

Dia Mundial do Câncer: uma data para reflexão e apoio

Quatro dicas para ajudar no enfrentamento da doença

04 de fevereiro de 2020

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, escolhido em 4 de fevereiro, surge para ampliar a consciência e a educação sobre a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que 600 mil novos casos de câncer possam ocorrer no ano de 2018 e no ano de 2019. Os resultados alertam para uma batalha difícil, mas que pode ser fortalecida com o apoio de pessoas queridas.

Por acreditar que um atendimento de qualidade e de dedicação proporciona aconchego ao cliente, o serviço realizado na Clínica de Oncologia da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo cultiva o carinho em sua essência. Desde as modernas técnicas, até um simples abraço – que muitas vezes renova as forças para novas etapas, os profissionais passam por atualizações periódicas ligadas ao seus processos e por intensa preparação, tudo para levar boas energias a quem passa pelo local.

Vivien Renee Lewis, de 66 anos, é paciente da Clínica. Natural da França e moradora de Santa Cruz do Sul desde 1979, descobriu um câncer no pâncreas em agosto de 2018. “O diferencial na minha cura foi o atendimento dos profissionais da Unimed. Me sentia bem encontrando as enfermeiras, a médica e a nutricionista”, lembra Vivien.

Para quem descobriu a doença recentemente, recomendações de carinho: “Sei que é um momento difícil, ainda mais com todo o processo da quimioretapia, mas é necessário seguir em frente. Seja positivo, busque o lado bom, pois isso muda tudo na recuperação. Confie nas pessoas que querem te ajudar e tenha Deus em mente para seguir a sua vida”, destaca Vivien ao abordar a fé para a superação da doença.

O caminho da cura também pode ser fortalecido pela família e amizades, por isso trouxemos quatro dicas de como oferecer apoio prático e emocional para pessoas em tratamento contra o câncer:

1 – Ouvir mais

É importante ouvir o que a pessoa tem a dizer. Como ela está se sentindo em relação ao diagnóstico e se ela quer conversar mais sobre esse assunto com você. Demonstre interesse e esteja disponível para ouvir seus anseios ou mesmo para falar de outros assuntos para descontrair. Deixe-a decidir o que e o quanto se sente confortável para compartilhar.

Segundo Stan Goldberg, autor do livro “Loving, Supporting, and Caring for the Cancer Patient” (Amando, Apoiando e Cuidando de um Paciente com Câncer, em tradução livre), não ajuda muito contar outras histórias que você conhece ou repetir frases motivadoras. Para ele, estar junto e oferecer ajudas práticas podem valer mais que quaisquer palavras.

2 – Oferecer ajudas práticas no dia a dia

Geralmente, a pessoa em tratamento ainda quer se sentir ativa, mas pode estar debilitada. Pergunte a ela qual a melhor forma de ajudar. Ofereça-se para diminuir o cansaço, por exemplo ajudar com as compras do dia a dia, cozinhar, lavar a louça, entreter as crianças ou mesmo passear com o cachorro, se for o caso.

3 – Encarar a queda de cabelo com naturalidade

O efeito colateral mais conhecido da quimioterapia é a alopecia que tem um efeito psicológico bem forte, especialmente nas mulheres. Se tiver intimidade, você pode se oferecer para ajudá-la a escolher lenços coloridos ou perucas. E por que não emendar um cineminha depois?

4 – Convidar para um passeio

Os efeitos colaterais da quimioterapia são muitos e podem afetar o apetite e ânimo da pessoa em tratamento. Convide-a para fazer coisas que gosta e se distrair.

Sobretudo, esteja perto. A sua companhia é valiosa.

Com informações de: A.C. Camargo Cancer Center, BBC Brasil, World Cancer Day.