Escola Guilherme Hildebrand fica em 1º lugar na...

Escola Teoboldo Closs, de Teutônia, fica em 1º... Unimed VTRP

Unimed VTRP realiza doação de 100 mechas de... Unimed VTRP

Dia C: Unimed VTRP doa notebooks e impressora para Escola Fernandes Vieira, de Lajeado

Equipamentos eram de áreas administrativas da Cooperativa e foram revitalizados com dinheiro arrecadado em “vaquinha online”, com médicos e colaboradores

16 de outubro de 2019

Reconhecida regionalmente como uma instituição acolhedora, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira recebeu um importante reforço nessa segunda-feira, 14/10. A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realizou a doação de seis notebooks revitalizados e uma impressora nova para o educandário, que fica localizado no Centro de Lajeado, e que trabalha com crianças, jovens e adultos. Fruto de uma “vaquinha online” (arrecadação por uma ferramenta na internet) realizada com médicos e colaboradores em alusão ao Dia C 2019, os sete itens foram entregues para a escola na presença da Coordenadora Regional de Educação.

O destino dos equipamentos já está definido: eles serão instalados em seis salas de aula diferentes, e ajudarão na tradução nas aulas frequentadas por imigrantes.

“Temos este histórico, de acolher e receber jovens e adultos que chegam em Lajeado em busca de uma nova realidade. Já tivemos alunos da Nigéria, da China e do Chile. Atualmente, estudantes de Bangladesh, Haiti e Colômbia estão conosco. Uma comunicação mais clara, com mais fluidez, é fundamental para que eles consigam entender os conteúdos. Por isso, estes computadores serão de grande ajuda”, comemora Ana Maria Gomes, vice-diretora da escola.

A entrega dos seis notebooks e da impressora contou com a presença da Coordenadora Regional de Educação Cássia Cristina Benini. Cássia, que está a frente da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE) desde agosto, enalteceu a importância deste tipo de iniciativa. “O estado está buscando trabalhar muito com as parcerias público-privadas. É importante que todos olhem para o mesmo objetivo, e que todos possam colaborar com isto. Ações como esta, da Unimed, são uma prova disto”, avaliou.

Responsável pelos projetos de sustentabilidade na Unimed VTRP, Cleimar Luis dos Santos lembra da importância do trabalho da escola em Lajeado. “A Fernandes Vieira faz um trabalho importante, acolhe a diversidade e prova que é possível buscar alternativas para melhorar o ensino com imigrantes no município”, complementou.

Dia C 2019

A impressora e os notebooks revitalizados doados para a Fernandes Vieira nessa segunda-feira eram de áreas administrativas da Unimed VTRP, e foram revitalizados com dinheiro arrecadado em “vaquinha online”, que contou com a colaboração de médicos e colaboradores da Cooperativa. A ação fez parte do Dia C, o Dia de Cooperar, um movimento nacional que tem como objetivo desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas.

Além dos computadores, a escola recebeu recentemente outra atividade em alusão ao Dia C. Em agosto,  como é possível ver na foto acima e nesta publicação, colaboradores da Unimed VTRP e da Sicredi Integração RS/MG colocaram “a mão na massa” e realizaram trabalhos de jardinagem e pintura de bancos e mesas no pátio da escola.

Categoria: Unimed VTRP