Coronavírus: sintomas suspeitos? Fique em casa e ligue para 0800 940 78 00. Clique aqui e saiba mais.

×

VÍDEO: Startups participantes da 1ª edição do... Unimed VTRP

Unimed VTRP comemora resultados do InnovatiOn e... Unimed VTRP

Conheça o Unimed Fone, o serviço de... Unimed VTRP

Corridas Unimed reúne mais de 2 mil pessoas em Lajeado

Evento em prol da saúde marcou início das comemorações dos 45 anos da cooperativa médica

05 de abril de 2016

Pelo quinto ano consecutivo Lajeado sediou uma edição do Corridas Unimed. As provas de corrida e caminhada foram realizadas na manhã de domingo (03/04), quando mais de duas mil pessoas – entre atletas e comunidade – se encontraram em frente à sede da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), na Avenida Piraí, Bairro São Cristóvão. Nos percursos, em direção ao Centro, os participantes coloriram as ruas da cidade ao passar com camisetas verdes e laranjas, as cores oficiais do evento. A programação marcou o início das comemorações dos 45 anos da cooperativa médica (11 de dezembro) e, como nos anos anteriores, também foi alusiva ao Dia Mundial da Saúde, registrado em 7 de abril.

Na corrida adulta, os atletas Filipe Matter Cargnelutti e Daniela Cousandier Santarosa conquistaram o primeiro lugar do pódio na prova de sete quilômetros, respectivamente, nas categorias masculina e feminina. Já na corrida de três quilômetros, os vencedores foram Juliano Cardoso Kommer e Isadora Albuquerque Ross. Das equipes participantes, a Associação Medalha de Ouro (AMO), de Santa Cruz do Sul, teve o maior número de corredores entre os primeiros a cruzarem a linha de chegada. O grupo dominou o pódio geral masculino de três quilômetros.

O evento reuniu profissionais experientes, mas também amadores iniciantes, como Giancarlo Lourenço de Souza, 9 anos, que fez sua estreia na corrida infantojuvenil, percorrendo dois quilômetros. “Em casa, nós incentivamos muito a prática de atividades saudáveis. Ele joga futebol, dança no CTG e agora está começando a correr”, contou a mãe, Cassiana Lourenço, 44 anos, que na caminhada teve a companhia do marido, Moisés de Souza, 47 anos. 

 

A caminhada, com três quilômetros, foi dividida na modalidade orientada, com educadores físicos do Espaço Viver Bem Unimed, e a superação, com adesão de pessoas que possuem alguma deficiência, mudaram hábitos ou superaram problemas de saúde, como câncer, obesidade ou transplante. Os inscritos neste grupo compuseram o pelotão de frente das caminhadas, junto com três atletas do Blindados do Vale, equipe de basquete em cadeiras de rodas de Lajeado.

O Corridas Unimed, assim como em anos anteriores, promoveu o encontro de muitos grupos. Na caminhada, destaque para o grupo de caminhantes de Mato Leitão, que compareceu com 56 pessoas. O evento também foi motivo para mais uma reunião da equipe de dança Mix Dance, com oito integrantes muito animadas. “Somos um grupo ativo e estamos sempre juntas em diversas programações. Além de nos divertimos, aproveitamos para manter a saúde em dia”, disse Liane Schneider, 44 anos. E esse foi justamente o propósito do evento. “A prática de atividade física melhora a circulação sanguinea, previne doenças e deixa a pessoa muito mais disposta para o seu dia a dia. A vida é puro movimento, é como andar de bicicleta: se paramos, caímos”, comparou o presidente da Unimed VTRP, médico Aldo Pricladnitzki.    

A lista com os vencedores de cada categoria da corrida e o tempo em que todos fizeram na prova estará disponível, a partir de segunda-feira (04/04), no site do evento (www.unimedvtrp.com.br/corridas).  Em Lajeado, o Corridas Unimed contou com o patrocínio de Unicred, Imojel, Cigha, Água da Pedra, Uniair, Seguros Unimed, Sicredi e Champs Elysées. 

 

Resultados
Geral Masculino 7 km
1º lugar – Filipe Matter Cargnelutti (22 minutos e 2 segundos)
2º lugar – Ivonir Emanuel do Carmo (24 minutos e 38 segundos)
3º lugar – Richer Cardoso Oliveira (25 minutos e 17 segundos)

Geral Feminino 7 km
1º lugar – Daniela Cousandier Santarosa (29 minutos e 12 segundos)
2º lugar – Franciele Adolfo Terres (32 minutos e 13 segundos)
3º lugar – Vanessa Leite da Silva (32 minutos e 39 segundos)

Geral Masculino 3 km
1º lugar – Juliano Cardoso Kommer (9 minutos e 44 segundos) 
2º lugar – Daniel Zimpel de Almeida (9 minutos e 49 segundos)
3º lugar – Roger da Silva Costa (9 minutos e 56 segundos)

Geral Feminino 3 km
1º lugar – Isadora Albuquerque Ross (11 minutos e 34 segundos)
2º lugar – Bruna Arabites Vendruscolo (13 minutos e 3 segundos)
3º lugar – Marciana Corbellini (13 minutos e 11 segundos)

Categoria: Unimed VTRP