Ouvidoria   

Corridas Unimed reúne cerca de 2 mil pessoas em Santa Cruz do Sul

Evento marcou o início das comemorações dos 45 anos da cooperativa médica

18 de abril de 2016

 

Domingo (17/04) foi dia de celebrar a saúde e afastar o sedentarismo em Santa Cruz do Sul. Pelo terceiro ano consecutivo, o município sediou uma edição do Corridas Unimed, evento de corridas e caminhadas promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). Aproximadamente duas mil pessoas – entre atletas e comunidade – estiveram em frente ao Parque da Oktoberfest para acompanhar as largadas das provas. A programação marcou o início das comemorações dos 45 anos da cooperativa médica (que faz aniversário em 11 de dezembro) e, como nos anos anteriores, também foi alusiva ao Dia Mundial da Saúde, registrado em 7 de abril.

 

 

Entre os 1,5 mil atletas participantes, os primeiros adultos a cruzarem a linha de chegada na prova de sete quilômetros foram os atletas Daniel da Silva e Caroline Schenkel. Já na corrida de três quilômetros, os vencedores foram Alif Leandro Lima de Brito e Jaqueline Beatriz Weber. Das equipes participantes, a Associação Medalha de Ouro (AMO), de Santa Cruz do Sul, teve o maior número de corredores entre os primeiros a cruzarem a linha de chegada. O grupo dominou o pódio geral masculino de três quilômetros. Já a equipe com maior número de integrantes foi a Gui Fitness, também de Santa Cruz do Sul, com 97 pessoas. A motivação do grupo veio estampada em uma faixa: “O limite é uma fronteira da mente.” 

 

O circuito reuniu atletas de 59 municípios diferentes – do Rio Grande do Sul e de fora do Estado – , além de proporcionar o encontro de diferentes gerações. É o caso de Iresy Helfer, 74 anos, e o neto Pedro Helfer, 11 anos. “Participo desde o primeiro ano do evento e sempre trago o Pedro comigo. Precisamos estimular a prática de atividades físicas desde cedo, e é isso que procuramos fazer na nossa família”, reforçou. E este é o principal objetivo do evento, conforme aponta o vice-presidente da cooperativa, médico Neori José Gusson. “A atividade física só traz benefícios para a saúde. À medida que nos exercitamos, nos sentimos melhor. Quando o exercício é coletivo, os benefícios são ainda maiores”, comentou o médico.

 

 

A caminhada, com três quilômetros, foi dividida na modalidade orientada, com acompanhamento de educadores físicos do Espaço Viver Bem Unimed, e a superação, com adesão de pessoas que possuem alguma deficiência, mudaram hábitos ou superaram problemas de saúde, como câncer, obesidade ou transplante. Os inscritos neste grupo compuseram o pelotão de frente das caminhadas.

 

Vencer barreiras e mostrar que é possível adotar hábitos de vida mais saudáveis. Este foi o motivo que levou o casal santa-cruzense José João Mueller, 70 anos, e Astéria Sofia Mueller, 67 anos, a participar pela primeira vez do evento. “A idade não é empecilho. Sabemos que é muito importante cuidar da saúde e por isso resolvemos participar. Com certeza voltaremos no ano que vem”, afirmaram. 

 

A lista com os vencedores de cada categoria da corrida e o tempo em que todos fizeram na prova estará disponível, a partir desta segunda-feira (18/04), no site do evento (www.unimedvtrp.com.br/corridas). Em Santa Cruz do Sul, o Corridas Unimed contou com o patrocínio de Unicred, Cigha, Água da Pedra, Uniair, Seguros Unimed e Champs Elysées. 

Resultados
Geral Masculino 7 km
1º lugar – Daniel da Silva (23 minutos e 25 segundos)
2º lugar – Ivonir Emanuel do Carmo (25 minutos e 34 segundos)
3º lugar – Deivid da Silva Nunes (25 minutos e 47 segundos)

 

 

Geral Feminino 7 km
1º lugar – Caroline Schenkel (31 minutos e 59 segundos)
2º lugar – Sabrina Accioly Corrêa (33 minutos e 12 segundos)
3º lugar – Franciele Adolfo Terres (34 minutos e 34 segundos)

 

 

 

Geral Masculino 3 km
1º lugar – Alif Leandro Lima de Brito (8 minutos e 58 segundos) 
2º lugar – Juliano Cardoso Kommer (9 minutos e 03 segundos)
3º lugar – Roger da Silva Costa (9 minutos e 07 segundos)

 

 

 

Geral Feminino 3 km
1º lugar – Jaqueline Beatriz Weber (9 minutos e 52 segundos)
2º lugar – Sabrina Ritzel de Almeida (11 minutos e 56 segundos)
3º lugar – Priscila Tatiana da Silva (12 minutos e 05 segundos)

 

Categoria: Unimed VTRP