Ouvidoria   

Cooperativa é exemplo de carinho ao Meio Ambiente

Responsabilidade Ambiental é rotina de trabalho na Unimed VTRP

31 de maio de 2007

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, empresa que já firmou seu posicionamento enquanto promotora de qualidade de vida através da cidadania, dirige-se agora para políticas voltadas ao meio ambiente. Mais do que diretrizes empresariais, as medidas ecologicamente corretas são abraçadas pelos colaboradores da Cooperativa espontaneamente – pessoas que dão exemplos práticos a serem adotados no dia-a-dia.

Na Unimed VTRP, a preocupação com a preservação de recursos naturais foi incorporada nas rotinas de trabalho dos 292 colaboradores da Cooperativa. As medidas educativas de conscientização de consumo, aliadas à otimização dos processos internos, são responsáveis pela redução de despesas com materiais de escritório. O papel, por exemplo, recebe tratamento especial: todas as folhas são reutilizadas como rascunho, antes de serem enviadas para reciclagem – assim como todo o lixo seco. Outros materiais, como lâmpadas fluorescentes e pilhas, são encaminhados ao descarte adequado.

A economia de energia é outro ponto levado em consideração. A adequação de escritórios e pontos de atendimento para aumentar o uso de iluminação e ventilação natural, e a opção por lâmpadas fluorescentes auxiliam na economia de recursos naturais. Além disso, a constante manutenção de automóveis da empresa restringe o uso de veículos ineficientes. Alguns carros já estão equipados para funcionar com gás natural, evitando que emitam altas cargas de poluentes.

O posicionamento dos colaboradores da Unimed VTRP transcendem aos momentos de folga.  Também em maio, um terço dos funcionários da Cooperativa encararam o frio e o sono para reflorestar áreas assinaladas pelas prefeituras de Lajeado e Santa Cruz do Sul, em pleno sábado de manhã. Façanha parecida deve acontecer no sábado, dia 09 de junho, quando alguns colaboradores, em uma ação conjunta à ONG Parceiros Voluntários, participarão da coleta de resíduos nas margens do Rio Taquari.

Colaboradores usaram o final-de-semana para se dedicar à Natureza, em Santa Cruz do Sul…

…e em Lajeado

Categoria: Unimed VTRP