Ouvidoria   

Cooperativa disponibiliza coletores de resíduos de saúde à comunidade

Serviço da Unimed VTRP deve reduzir o risco de contaminações

11 de outubro de 2007

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) encontrou uma nova maneira de cuidar da saúde das pessoas: elaborou um projeto dedicado ao Meio Ambiente. A Cooperativa se mobilizou para garantir que resíduos de saúde recebam destino adequado – incluindo aqueles gerados fora dos consultórios médicos.

 

O Projeto de Gerenciamento de Resíduos de Saúde da Unimed VTRP será lançado oficialmente em novembro, mas está em atividade desde maio deste ano. Inicialmente, a Cooperativa fez o mapeamento de todos os resíduos de saúde produzidos nos consultórios. A coleta está sendo implantada nos 59 municípios de atuação da Cooperativa. Contudo, foi percebida a necessidade de disponibilizar este serviço também à comunidade.

 

Segundo o presidente da cooperativa, médico Sérgio Paulo Bertoglio, a opção de expandir o projeto se deve ao fato de a comunidade também gerar resíduos que podem ser prejudiciais à saúde. É o caso de embalagens de remédios (vazias ou com medicamentos vencidos) e materiais perfuro-cortantes (seringas, agulhas), que, se jogados no lixo comum, podem causar contaminações. Por isso, estão sendo instalados coletores para recolhimento desses itens em todas as estruturas de atendimento da Cooperativa – Farmácia Unimed, Espaço Vida, Unifácil e escritórios regionais. O material depositado será esterilizado antes de ser descartado. “Essa é uma ação comunitária de quem se preocupa também com a qualidade de vida das gerações atuais e futuras”, diz.

 

Além disso, a Unimed VTRP disponibilizará coletores para pilhas e baterias, encaminhadas para reprocessamento. Delas, são extraídos elementos que servem de matéria-prima para a indústria: entre outras coisas, podem ser utilizados na produção de vidro e cerâmica.

Categoria: Unimed VTRP