Ouvidoria   

Colaboradores da Unimed VTRP doam mais de 700 livros à Amam

Entidade agora busca estantes e prateleiras para organização de uma biblioteca

01 de setembro de 2015

Mallmann doou livros que marcaram sua adolescência na escola

 

No início dos anos 1980, quando cursava a 8ª série do Ensino Fundamental em uma escola de Bom Retiro do Sul, o estudante Sidnei Inácio Mallmann comprou três livros para produzir resenhas nas aulas de Literatura. Por indicação da professora, investiu em títulos da Coleção Vaga-lume, da editora Ática: Menino de Asas, O Mistério do Cinco Estrelas e Cabra das Rocas. “Foram muito importantes para mim, pois a partir deles comecei a me interessar pela leitura”, relata Mallmann. Passados 34 anos, ele decidiu que havia chegado a hora de essas obras fazerem a diferença na vida de outros adolescentes. Doou os exemplares para a campanha de arrecadação promovida pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), onde atua como técnico de segurança do trabalho.

Graças à contribuição de Mallmann e de seus colegas, na última terça-feira (08/09) a cooperativa médica repassou 793 livros à Associação de Menores de Arroio do Meio (Amam). “Por ser uma das contempladas pelos programas da Unimed, sabíamos que as crianças acolhidas sonhavam em ter uma biblioteca e sala de estudos na entidade”, conta a colaboradora da área de Gestão da Sustentabilidade, Patrícia Aguiar. Atualmente, a casa abriga 13 internos em situação de vulnerabilidade social. Em outros tempos, já chegou a ter 28.

“Incentivar a leitura é dar asas à imaginação de uma criança, e esses livros proporcionarão este voo. Além disso, vão fazer com que todos se engajem para a formação de novos leitores. Que esta feliz iniciativa tenha efeitos muito positivos na educação e cultura de nossas crianças e adolescentes”, deseja a diretora da Amam, Carmen Salete Gerhardt Friedrich.

Por intermédio do programa Formação, 13 colaboradores da Unimed VTRP atuam na Amam, realizando atividades voluntárias com seus internos. Após a doação dos livros, o próximo passo será a catalogação e restauração desses exemplares. Agora a entidade busca doações de estantes ou prateleiras para organização da biblioteca.

 

Desafio Voluntário

A campanha de arrecadação de livros foi a ação escolhida pela Unimed VTRP para marcar sua adesão ao Desafio Voluntário. Trata-se de uma iniciativa das unidades Parceiros Voluntários, nos vales do Taquari e do Rio Pardo, que todos os anos se unem para registrar o Dia do Voluntário, comemorado em 28 de agosto. Trabalham o mote “Mobilize. Participe. Transforme!”. Através de ações, mostram o quanto o voluntariado é importante para o bem coletivo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da comunidade.

 

Se inspirou e também quer ajudar?

O contato pode ser feito diretamente com a Amam pelo telefone (51) 3716 3586.

Categoria: Unimed VTRP