Ouvidoria   

Campeão de Paratriathlon palestra na Unimed VTRP

Encontro integra o cronograma de ações do Programa Sentidos, que busca contribuir com o desenvolvimento dos profissionais que atuam na cooperativa

13 de outubro de 2015

“Eu descobri que a minha felicidade não estava contida na minha perna, e sim no coração”, disse o atleta

 

Aproximar as diferenças e promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no ambiente profissional. Foi com este propósito que a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) trouxe para Lajeado, no dia 10 de novembro, a palestra do triatleta Andre Barbieri, que é lajeadense e mora há oito anos na Califórnia, Estados Unidos. Ele veio ao Brasil para participar da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, no início do mês, na Bahia. Barbieri, que teve uma de suas pernas amputadas após um acidente de snowboard (esporte na neve), em 2011, foi recompensado com a medalha de ouro, reforçando sua história de superação apresentada ao público interno da Unimed VTRP durante o encontro.

“Sempre fui muito ligado em esportes. Depois do acidente, foi o surfe que salvou minha mente, corpo e alma. Sempre pratiquei os três esportes do triathlon, mas depois de 2011, me transformei em um triatleta pelo sonho de representar o Brasil no Paratriathlon no Rio, em 2016”, explica.

Ao final do encontro, o atleta doou sua medalha à cooperativa, como forma de agradecimento ao apoio recebido. “Minha mensagem é que as pessoas nunca desistam de seus sonhos, pois desafios sempre existirão. Eu descobri que a minha felicidade não estava contida na minha perna, e sim no coração. Estou indo mais longe com uma perna do que, provavelmente, jamais iria com duas”, completa. Barbieri é a prova de que o esporte, além de promover a saúde e a qualidade de vida, pode transformar vidas e ajudar a vencer barreiras.

A palestra integra um cronograma de ações do Programa Sentidos, desenvolvido pela Unimed VTRP desde 2013. Conforme explica a analista da área de Desenvolvimento Humano da cooperativa, Juliana Cerutti, as atividades incluem encontros que tratam de assuntos pertinentes ao grupo de PCDs e a sensibilização de diversos públicos. “O Programa foi criado com o intuito de incluir profissionais com deficiência em um ambiente de trabalho capaz de propiciar o seu desenvolvimento técnico e comportamental”, pontua.

 

O lajeadense Andre Barbieri contou sua trajetória de vida aos gestores da Unimed VTRP

 

Venha trabalhar na Unimed

A cooperativa acredita que a inclusão facilita a construção de vínculos, auxiliando na compreensão das diferenças e na convivência mútua no ambiente de trabalho. Por isso, pessoas com deficiência são bem-vindas na Unimed VTRP. Ficou interessado? Cadastre seu currículo no site (www.unimedvtrp.com.br) ou entre em contato através do telefone (51) 3714- 7125.

Categoria: Unimed VTRP