Ouvidoria   

Amamentar sem julgamentos: Evento da Unimed VTRP estimula a quebra de tabus sobre o aleitamento materno

Evento contará com quatro espaços exclusivos, onde uma equipe composta por especialistas vai trazer orientações e tirar dúvidas sobre o tema, além de Yoga para Gestantes e música ao vivo

15 de julho de 2022

O mês de agosto recebe a cor dourada, e abre a porta para ações em todo o mundo que estimulam o aleitamento materno. Pelo quarto ano consecutivo, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) prepara um evento especial, aberto para a comunidade, com esta temática. Em 2022, a Cooperativa convida gestantes e mamães da região para o “Amamentar Sem Julgamentos”.

O evento acontece em dois sábados. Em 06/08, a atividade será realizada em Lajeado, na Sede da Unimed VTRP (Av. Piraí, 155, Bairro São Cristóvão).

Em 13/08, Santa Cruz do Sul recebe o evento, que está marcado para a Praça da Pasqualini. Em caso de chuva, o Amamentar acontecerá no Centro de Convivência (CC) da Unisc.

O objetivo é reunir gestantes e mamães que amamentam para uma acolhida e um mamaço em apoio à amamentação. O evento contará com quatro espaços exclusivos (Espaço Acolher, Espaço Nutrir com Amor, Espaço Descanso e Espaço Amamentar) onde uma equipe composta por especialistas vai trazer orientações e tirar dúvidas sobre o tema. O Amamentar Sem Julgamentos contará ainda com Yoga para Gestantes e música ao vivo.

De acordo com a enfermeira obstetra da Unimed VTRP, Verenice Raquel Krause, o ato de amamentar não é instintivo, ele exige muita dedicação e preparo das mulheres. E isso começa já no período pré-natal, por meio de leituras, pesquisas e também questionamentos durante as consultas com o obstetra e pediatra.

“Amamentar traz consigo a responsabilidade de a mãe ter que suprir as necessidades nutricionais do seu filho. Por isso, às vezes vem a demanda da sobrecarga emocional, que pode contribuir de forma negativa no processo de aleitamento materno. É fundamental ter informações e orientações corretar para buscar a melhor solução em cada caso”, explica a profissional.

Além de ser um momento para relaxar, e tirar dúvidas sobre aleitamento materno, a programação do Amamentar Sem Julgamentos busca também a desmistificação do tema, defendendo a liberdade das mulheres amamentarem onde e quando quiserem.

ATRAÇÕES DO EVENTO

> Espaço Amamentar: orientação com consultoras de amamentação e enfermeiras 

> Espaço Acolher: orientação sobre saúde emocional, puerpério, baby blues, entre outros 

> Espaço Nutrir com Amor: orientação sobre nutrição e introdução alimentar 

> Espaço Descanso: conforto para amamentar 

> Yoga para Gestantes 

> Música ao vivo 

> Hora do MAMAÇO: um ato a favor da amamentação

EVENTO GRATUITO: PROGRAME-SE E PARTICIPE!

  • LAJEADO 
    Quando: Sábado, 06 /08 
    Horário: 14h às 16h 
    Local: Sede da Unimed VTRP, na Av. Piraí, 155, Bairro São Cristóvão. 
  • SANTA CRUZ DO SUL 
    Quando: Sábado, 13/08 
    Horário: 14h às 16h  
    Local: Praça da Pasqualini. Em caso de chuva o evento será transferido para o Centro de Convivência (CC) da Unisc.