Ouvidoria   

Ação da Unimed VTRP enfatiza o Novembro Azul no Enart

Distribuição de brindes para bombas de chimarrão, em formato de bigode, alertam para prevenção ao câncer de próstata

05 de setembro de 2014

Com foco na prevenção, Cooperativa chamou a atenção do público masculino sobre os cuidados com a saúde

Assim como o Outubro Rosa, que divulga a importância das ações de prevenção ao câncer de mama, novembro foi escolhido como o mês dos homens para conscientização do câncer de próstata. Chamando a atenção do público masculino sobre a data, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realizou uma ação de prevenção durante o maior festival de arte amadora da América Latina, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorreu entre os dias 14/11 e 16/11, em Santa Cruz do Sul.

No evento, foram distribuídos cerca de mil brindes em formato de bigode, o símbolo da campanha do Novembro Azul. Os acessórios, usados para adornar as bombas de chimarrão, buscam lembrar aos homens que é chegada a hora de realizar os exames preventivos. Ainda durante o Enart, a Cooperativa distribuiu folhetos informativos, ressaltando a importância de adotar os cuidados com a saúde e priorizar uma vida com mais segurança e felicidade.

Prevenção é o melhor remédio

No Brasil, de acordo com números do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Com tantos índices preocupantes, as campanhas educativas e preventivas – como esta desenvolvida pela Unimed VTRP – surgem como alternativa para minimizar as incidências da doença no país. Se detectado em estágio inicial, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%. Portanto, conscientize-se. A prevenção é o melhor caminho.

Categoria: Unimed VTRP