Ouvidoria   

2º Fórum de Cooperativismo apresenta panorama atual do segmento no Estado

Evento foi realizado no Dia Internacional do Cooperativismo

09 de julho de 2008

O Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrado em um grande evento pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). No dia 5 de julho, a cooperativa reuniu importantes representantes do ramo no auditório do Prédio 7 da Univates, em Lajeado, para discutir o atual momento e os novos rumos para o segmento no 2º Fórum de Cooperativismo.

A programação foi dividida em três momentos. No primeiro, o deputado federal Afonso Hamm apresentou a palestra “Oferta e Demanda de Alimentos: oportunidades para o produtor”. Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e integrante da Frente Parlamentar de Cooperativismo, o agrônomo Hamm destacou a importância da agricultura na economia nacional, com a geração de cerca de 25% dos empregos diretos do país em sua cadeia produtiva. Conforme o parlamentar, o crescimento da população mundial e o conseqüente aumento da demanda por alimentos devem ser vistos como possibilidades de negócio, mas é necessário que os agricultores estejam preparados. “É necessário que os produtores desenvolvam a capacidade gerencial e se especializem. No momento atual, os pequenos têm que se tornar grandes e para isso serve o cooperativismo”, disse.

Após, foi a vez da apresentação dos cases sobre as experiências de sucesso de duas cooperativas convidadas. A Cooperativa Permissionária de Serviço Público de Energia e Desenvolvimento Rural Taquari Jacuí (Certaja) e a Cooperativa de Suinocultores de Encantado (Cosuel) apresentaram ao público como vem desenvolvendo seus trabalhos.

À tarde, ocorreram as mesas redondas, com a apresentação da atual situação de diversos ramos do cooperativismo, com a participação de Rui Polidoro Pinto, presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS); José Zordan, superintendente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs); e Renato Lehnen, diretor de Desenvolvimento Humano da Federação das Unimeds do Rio Grande do Sul (Unimed FDRS). Encerrando a programação, o atual cenário do Cooperativismo Gaúcho foi apresentado pelo presidente e o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, respectivamente Vergílio Frederico Perius e Irno Augusto Pretto. Perius demonstrou preocupação com a fidelização dos cooperados. O dirigente também frisou a necessidade de investir em educação cooperativa. “É preciso profissionalizar os associados e ter mais participação. O envolvimento das mulheres e dos jovens também deve ser maior”, declarou. Perius ainda cobrou melhoria da infra-estrutura de transportes para o escoamento da produção agrícola.

No encerramento, o presidente da Unimed VTRP, médico Sérgio Paulo Bertoglio, destacou os objetivos do fórum. “Esse evento foi criado para darmos a oportunidade para as cooperativas se integrarem e poderem e se manifestar”, afirmou. Para Bertoglio, um dos destaques dessa edição foi a troca de informações entre os representantes de diferentes ramos do cooperativismo.

  

Palestra de Afonso Hamm abriu a programação

Sérgio Bertoglio destacou a troca de informações entre os representantes de diversos segmentos do cooperativismo

Categoria: Unimed VTRP