Escola Teoboldo Closs, de Teutônia, fica em 1º... Unimed VTRP

Dia C: Unimed VTRP doa notebooks e impressora... Unimed VTRP

Veja a programação da Casa Unimed na 35ª... Unimed VTRP

2º Fórum de Cooperativismo apresenta panorama atual do segmento no Estado

Evento foi realizado no Dia Internacional do Cooperativismo

09 de julho de 2008

O Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrado em um grande evento pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). No dia 5 de julho, a cooperativa reuniu importantes representantes do ramo no auditório do Prédio 7 da Univates, em Lajeado, para discutir o atual momento e os novos rumos para o segmento no 2º Fórum de Cooperativismo.

A programação foi dividida em três momentos. No primeiro, o deputado federal Afonso Hamm apresentou a palestra “Oferta e Demanda de Alimentos: oportunidades para o produtor”. Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e integrante da Frente Parlamentar de Cooperativismo, o agrônomo Hamm destacou a importância da agricultura na economia nacional, com a geração de cerca de 25% dos empregos diretos do país em sua cadeia produtiva. Conforme o parlamentar, o crescimento da população mundial e o conseqüente aumento da demanda por alimentos devem ser vistos como possibilidades de negócio, mas é necessário que os agricultores estejam preparados. “É necessário que os produtores desenvolvam a capacidade gerencial e se especializem. No momento atual, os pequenos têm que se tornar grandes e para isso serve o cooperativismo”, disse.

Após, foi a vez da apresentação dos cases sobre as experiências de sucesso de duas cooperativas convidadas. A Cooperativa Permissionária de Serviço Público de Energia e Desenvolvimento Rural Taquari Jacuí (Certaja) e a Cooperativa de Suinocultores de Encantado (Cosuel) apresentaram ao público como vem desenvolvendo seus trabalhos.

À tarde, ocorreram as mesas redondas, com a apresentação da atual situação de diversos ramos do cooperativismo, com a participação de Rui Polidoro Pinto, presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS); José Zordan, superintendente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs); e Renato Lehnen, diretor de Desenvolvimento Humano da Federação das Unimeds do Rio Grande do Sul (Unimed FDRS). Encerrando a programação, o atual cenário do Cooperativismo Gaúcho foi apresentado pelo presidente e o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, respectivamente Vergílio Frederico Perius e Irno Augusto Pretto. Perius demonstrou preocupação com a fidelização dos cooperados. O dirigente também frisou a necessidade de investir em educação cooperativa. “É preciso profissionalizar os associados e ter mais participação. O envolvimento das mulheres e dos jovens também deve ser maior”, declarou. Perius ainda cobrou melhoria da infra-estrutura de transportes para o escoamento da produção agrícola.

No encerramento, o presidente da Unimed VTRP, médico Sérgio Paulo Bertoglio, destacou os objetivos do fórum. “Esse evento foi criado para darmos a oportunidade para as cooperativas se integrarem e poderem e se manifestar”, afirmou. Para Bertoglio, um dos destaques dessa edição foi a troca de informações entre os representantes de diferentes ramos do cooperativismo.

  

Palestra de Afonso Hamm abriu a programação

Sérgio Bertoglio destacou a troca de informações entre os representantes de diversos segmentos do cooperativismo

Categoria: Unimed VTRP