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Movimente-se e deixe o sedentarismo de lado

10 de março de 2015

Dançar, pular, mexer. Fazer algum exercício e não ficar parado. Mais do que fundamental para a saúde, ter uma atividade física diminui os riscos de doenças. Foi pensando nisso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, no dia 10 de março, o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, que também é apoiado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apesar dos dados serem alarmantes – 70% das pessoas do mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas e obesidade –, já existe um aumento da preocupação por parte das pessoas em iniciar uma atividade física, ainda que seja na Terceira Idade. Então, o importante é realmente colocar o corpo em movimento. Caminhar, pedalar e praticar outras formas de exercícios aeróbicos estimulam o bem-estar físico e mental, diminuindo em até 50% o risco de doenças. E o movimento contra o sedentarismo tem dado certo, pois em diversos locais, pessoas de todas as idades e tipos físicos, que nunca praticaram exercícios estão começando do zero. Blog Unimed_Jogo Sedentarismo   A importância dos exercícios físicos Segundo estudos, atualmente, cerca de 60% da população brasileira é sedentária. E para mudar este índice, nada melhor do que elencarmos os benefícios que as atividades físicas proporcionam para o corpo e a mente. Você sabia que movimentar o corpo com uma simples caminhada pode melhorar a circulação? É isso mesmo. Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. Blog Unimed_Sedentarismo E os pontos positivos não param por aí. Para os idosos, as atividades físicas frequentes proporcionam maior autonomia e força muscular, importante nessa fase da vida. O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Mais do que isso, os exercícios físicos como a caminhada auxiliam no combate a osteoporose, afastam a depressão (nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento), aumentam a sensação de bem-estar, diminuem a sonolência, controlam a vontade de comer, protegem contra derrames e infartos e auxiliam na prevenção e controle da diabetes. Blog Unimed_Atividade Sedentarismo   A hora de começar Não há um momento certo para iniciar uma atividade física ou exercícios. Qualquer hora é hora. A OMS recomenta 30 minutos de exercícios diariamente, ou seja, eles não necessitam de programação. Pode ser um passeio no jardim, com o cachorro ou mesmo lavar um carro. Elas começam sem riscos e podem, com o tempo, evoluir para uma atividade física. Os exercícios programados, com a orientação de um profissional e acompanhamento médico, quando necessário, além de prevenirem doenças, trazem mais saúde para quem realiza. Quanto maior for o peso de uma pessoa, maior a sua necessidade de realizar atividades físicas, podendo ser de duas formas. A primeira é a aquática, como natação, hidroginástica. Já a segunda envolve a utilização de bicicleta ergométrica com banco e encosto. Independente da hora em que forem feitas, o efeito metabólico é sempre o mesmo. Quem tem excesso de peso deve, em primeiro lugar, perder 10% do peso, traçar um plano alimentar adequado e ser acompanhado por um médico.   Oportunidade de correr ou caminhar Se você quer começar a se exercitar e não vê uma oportunidade, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo realiza mais uma edição do Circuito Estadual Unimed de Corrida e Caminhada. As atividades acontecem no dia 12 de abril, em Santa Cruz do Sul, em frente ao Parque da Oktoberfest, e no dia 26 de abril, em Lajeado, no Parque Theobaldo Dick. Blog Unimed_Circuito Unimed As provas iniciam às 9h, com corrida infantil (2,5km) e corrida adulto (5km). Quem não tem o pique para correr, não tem motivo para ficar de fora, pois há a modalidade caminhada orientada e também a categoria caminhada superação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.unimedvtrp.com.br/circuito. Modalidades Caminhada Superação A Caminhada Superação é uma categoria destaque para pessoas que possuam alguma deficiência, seja ela física, intelectual, auditiva ou visual. Ou ainda para aqueles que mudaram seus hábitos, estão superando ou já superaram grandes barreiras como: câncer, obesidade, transplante, entre outros. Esta é a categoria para todos que, de alguma forma, já são vencedores. Blog Unimed_Circuito Estadual Caminhada Orientada Esta modalidade é indicada para quem adota ou está mudando de hábitos, mas não treina frequentemente ou de forma intensa a moderada. Todas as faixas etárias são convidadas a participar. Venha e indique a um amigo! Corrida Adulto Esta modalidade é indicada a atletas que treinam ou praticam esportes frequentemente, de maneira profissional ou amadora. Tanto quem gosta de academia ou os que preferem praticar atividade física ao ar livre, está mais do que convidado a participar! Corrida Infantil Os pequenos já possuem um dom natural para a corrida! A Unimed incentiva a prática de exercícios físicos desde cedo. Incentive seu filho a se divertir de maneira saudável. Corrida Colaborador e Cooperado O incentivo a práticas saudáveis deve começar em casa! Por isso, a Unimed tem uma categoria especial para seus colaboradores e médicos cooperados.  

Categoria: #CuidarDeVocê