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Menos sal, mais saúde

23 de julho de 2015

Hipertensão, também chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.   Blog Unimed VTRP Hipertensão   Quem está mais propenso a ter hipertensão? Essa doença é comum e afeta uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinge em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.   Quais medidas podem ser tomadas para prevenir a pressão alta? – Verifique a pressão pelo menos uma vez por ano; – Pratique algum tipo de atividade física; – Mantenha o peso ideal, evite a obesidade; – Adote uma alimentação mais saudável: pouco sal, evite as frituras e coma mais frutas, verduras e legumes; – Reduza o consumo de álcool, se possível não beba; – Evite o estresse, organize-se para ter mais tempo com a sua família, amigos e também para seu lazer.   Blog Unimed VTRP Cuidados Saúde Pressão Alta   Boa saúde começa no prato Quem quer diminuir o sal da comida pode seguir algumas dicas da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Para não sofrer, a pessoa deve reduzir 25% da ingestão diária de sal por um mês. Esse é o tempo que seu paladar leva para se acostumar ao sabor. Vá reduzindo aos poucos até chegar a 5 gramas. Outras dicas valiosas:

  • Não deixe o saleiro na mesa. Contente-se com a quantidade de sal já existente na prato;
  • Use outros temperos, como limão, ervas naturais e noz-moscada.

Clique aqui e baixe algumas substituições simples e fáceis e que podem deixar a sua comida mais saborosa e saudável!   Com informações via Sociedade Brasileira de Hipertensão.  

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