Câncer de mama: como me prevenir? Saúde do Homem e da Mulher

Diabetes gestacional: como evitar? Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Outubro Rosa: foco na saúde da mulher como um... Saúde do Homem e da Mulher

Médico tricota gorrinhos para recém-nascidos

30 de maio de 2014

O médico norte-americano Robert Sansonetti faz algo que vai muito além de sua “função” de médico, algo que nenhuma mãe imagina ganhar, além do cuidado no acompanhamento da gravidez e na hora do parto, ele entrega gorrinhos feito por ele mesmo para todas as crianças que ele traz ao mundo. A história toda começou quando Robert comprou de presente de natal para os filhos o livro Hat Heads, que narra a história de um homem que distribui 50 gorros criados por ele para distribuir aos amigos, após isso então o médico teve a ideia de fazer esses mimos aos bebês que ajudava a nascer. A reação da primeira mãe que ele deu o gorro foi de tanta emoção que ele resolveu continuar com os presentes, que levam cerca de 4 horas para ficar pronto, e ele faz entre um intervalo e outro no hospital. Mais do que um mimo, o gorro é importante para manter a cabecinha do bebê aquecida, pois ele perde muito calor após o nascimento.  

Médico Gorrinho bebes Blog Unimed VTRP 1

  Robert começou fazendo um gorrinho bem pequeno, para treinar. A intenção era conseguir desenvolver um chapéu maior e mais elaborado. Mas essa não é ‘apenas’ a história de um pai que começa a tricotar. Sansonetti é médico obstetra há 20 anos e decidiu entregar seu gorrinho de ‘teste’ para a próxima mãe que atendesse. O sorriso, a surpresa e o agradecimento da família foram tão intensos que ele resolveu dedicar parte de seu tempo livre a fazer gorrinhos para todos os bebês os quais ele acompanhasse o trabalho de parto.

O médico registra os pequenos com os gorrinhos no blog

Desde o início dessa aventura nos trabalhos manuais, o médico já fez mais de 200 gorrinhos. Ele tira uma foto de cada um deles, devidamente colocado na cabecinha do bebê presenteado.  

Médico Gorrinho bebes Blog Unimed VTRP 2

  O especialista conta que muitas vezes aproveita o tempo de espera entre o momento em que a mãe entra em trabalho de parto até o efetivo nascimento para adiantar as próximas peças. “Muitos hospitais já entregam às mães chapeuzinhos de tecido, principalmente nos meses mais frios, para manter o bebê aquecido. Mas o gorro padronizado não permite que a personalidade única do pequenino brilhe”, disse Sansonetti ao blog popsugar.com. Muitas famílias passaram a dar de presente ao médico o material necessário para confeccionar os próximos gorrinhos. Assim, ele sempre recebe doações de linhas variadas, permitindo que melhore a técnica. No blog do médico, pode-se acompanhar as fotos deste ato de carinho e proteção. E é possível observar também que a técnica de tricô do Dr. Bob, como é chamado, também evoluiu.   Médico Gorrinho bebes Blog Unimed VTRP 4   Como forma de agradecimento, os pais dão a Bob (apelido do médico) novelos de lãs para que ele continue a fazer os gorrinhos, formando assim uma corrente do bem para continuar um trabalho tão delicado.  

Categoria: Atividade Física