Ouvidoria

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável, Coronavírus

Alimentos que fortalecem a imunidade: você vai... Alimentação Saudável, Coronavírus, Outubro Rosa

Seu filho não quer comer? Como lidar? Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação

[LISTA] 10 alimentos que ajudam a manter alta a sua imunidade

Alguns deles provavelmente você tem na sua geladeira!

20 de abril de 2020

Infelizmente, ainda não existe uma “pílula mágica” que nos dê saúde e longevidade (seria interessante se tivesse, não é mesmo?). Porém, existem hábitos que nos ajudam a ter uma vida mais saudável. E, em tempos de quarentena contra Covid-19, muito tem se falado sobre a imunidade. Mas, ela ajuda mesmo a enfrentar a doença?

Sim. Aliada à lavagem constante de mãos, etiqueta respiratória e uso de máscara, a imunidade alta é a nossa maior proteção contra o Coronavírus e contra outras doenças.

Além do cenário de incertezas imposto pela pandemia, vivemos constantes mudanças climáticas, lidamos diariamente com os estresse, eventualmente noites mal dormidas e muitas vezes má alimentação… Estes fatores são grandes inimigos das nossas proteções naturais.

Mas, calma! Está ao seu alcance melhorar esta situação. Sim, só depende de você. E uma das melhores maneiras de reforçar a sua imunidade é pela boca, com a sua alimentação. Por isso, preparamos uma lista com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicação realizada pelo Ministério da Saúde que serve como Norte para nutrólogos e nutricionistas de todo o País.

Alguns destes alimentos podem ser novidade para você, mas muitos outros temos certeza que você até “namora” nas idas ao supermercado, mas muitas vezes deixa de fora do seu carrinho ou cestinha.

Vamos mudar este hábito, e aproveitar a quarentena para comer melhor?

[LISTA] 10 alimentos para reforçar a sua imunidade

Vegetais de folhas escuras
Eles devem estar na maioria das nossas refeições. Espinafre, brócolis, couve e rúcula, por exemplo, são boas fontes de ácido fólico, um nutriente muito importante para a formação dos glóbulos brancos (responsáveis por combater os invasores do organismo). Invista nas folhas escuras!

Alho
O alho tem importantes funções protetoras por ser rico em minerais como selênio e zinco, que ajudam a nos manter livres de agentes infecciosos. Coloque nem que sea um pouquinho na hora de cozinhar seu almoço/janta.

Cebola
Parceira do alho nos temperos e refogados, a cebola também pode ser consumida na salada. Ela é rica em uma substância protetora chamada quercitina. É uma base fundamental para um bom molho…

Castanha-do-Pará
Consumir uma ou duas castanhas por dia é o bastante para combater os radicais livres, que agridem o organismo e provocam doenças. Ela é rica em selênio, mineral que também estimula o sistema imunológico.

Frutas cítricas
Bah, nada melhor que comer uma bergamota no sol naquelas tardes frias de o outono/inverno, né? Sua avó tinha razão… É muito importante consumir frutas cítricas por conta da vitamina C. Laranja, limão, acerola e afins são ricos não apenas nesta vitamina, como em flavonoides e antioxidantes. Ou seja, têm ação anti-inflamatória, combatem o envelhecimento e ajudam a nos proteger!

Gengibre
Se você adora aquelas fatias de gengibre da culinária japonesa, está de parabéns. Este alimento tem ação bactericida e é rico em vitamina C e B6. Você também pode usá-lo para fazer chás ou adicioná-lo a sucos de frutas.

Iogurte natural + grãos
Muita gente torce o nariz, mas o iogurte natural auxilia nas funções intestinais e colabora para o bom funcionamento do organismo como um todo. Aliado a uma colher de granola, aveia ou chia, é um excelente lanche para o dia a dia.

Batata yacon
Aqui entramos naqueles alimentos que talvez você não conheça – mas deveria conhecer! Este tipo de batata estimula o bom funcionamento intestinal e, de quebra, ajuda o sistema imunológico a trabalhar bem. Ela tem um índice glicêmico mais baixo que a batata inglesa, logo, é mais saudável e traz mais saciedade ao nosso corpo.

Shitake
Mais um alimento para você conhecer… Este cogumelo estimula a produção de células do sistema imunológico e também é muito bem-vindo para reforçar sua imunidade.

Lichia
Esta frutinha é muito rica em vitamina C. Consumir uma porção de 100g por dia ajuda bastante o sistema imunológico a ficar forte em todas as estações do ano.

E aí, gostou das dicas? É claro, sabemos que é difícil seguir tudo, todos os dias. Mas tenha esta lista em mente na próxima vez que for ao supermercado. A saúde – e a imunidade – começam pela prato!

[BÔNUS]: 11 hábitos que só dependem de você para uma vida saudável

Então… Lembra da pílula mágica que falamos lá no início? Ela não existe, mesmo, tá certo? Mas… Se você aliar uma alimentação adequada com alguns hábitos, pode ter resultados fantásticos em seu dia a dia!

Este estudo publicado em 2016, pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, nos mostras algumas diretrizes gerais de boa saúde para dar aquela força aos seu sistema imunológico e à sua saúde como um todo.

E sabe o que é melhor? São hábitos que você pode praticar em casa, durante a quarentena ou depois, para ficar forte e saudável. Só dependem de você! Veja:

  1. Tome medidas para evitar infecções, como lavar as mãos com frequência e cozinhar bem os alimentos
  2. Mantenha-se atualizado com as imunizações (vacinas) recomendadas
  3. Faça uma dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais e beba muita água, todos os dias!
  4. Restrinja as gorduras e açúcares saturados a 10% do total de calorias
  5. Minimize o consumo de processados
  6. Faça exercícios regularmente e opte por exercícios moderados e de curta duração
  7. Mantenha um peso corporal saudável
  8. Controle sua pressão arterial
  9. Se você bebe álcool, faça isso com moderação
  10. Durma adequadamente
  11. Faça acompanhamento médico regulares para pessoas na sua faixa etária e categoria de risco. Tenha um médico de família ou de referência que possa cuidar da sua saúde de maneira integral 😉

E, lembre-se: caso seja possível, fique em casa! Em caso de sintomas suspeitos de Covid-19, clientes Unimed podem ligar para o Disque Coronavírus, pelo 0800 051 78 00 ou realizar uma consulta em vídeo, com um médico da Unimed VTRP, pelo PA Virtual. Para a consulta no PA, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.