Ouvidoria   

Transforme atitudes em hábitos

Confira as dicas e participe da nossa programação MUDE 1 HÁBITO COM A UNIMED

08 de junho de 2022

Encantado será a primeira cidade a receber a  programação Mude 1 Hábito com a Unimed no dia 25 de junho. Grandes mudanças começam pequenas e sabemos que iniciar pode ser o mais difícil, por isso a cada mês uma cidade receberá a atividade e toda a nossa programação, que você pode conferir aqui.  

Queremos motivar toda a comunidade a mudar hábitos e ter uma vida mais saudável e com mais qualidade. Mas você sabe como transformar ações em uma real mudança?

Quando uma atitude se torna um hábito?  

Quando conseguimos praticar automaticamente a ação desejada, incorporar ela na nossa rotina, aí sim, virou hábito. Temos vários deles, como escovar os dentes, tirar o sapato antes de entrar em casa, o cafezinho ao acordar, coisas que simplesmente fazemos, sem pensar. Isso porque o hábito é uma forma de o cérebro poupar energia, então várias das coisas que fazemos se tornam “automáticas”. Mas chegar neste ponto pode não ser tão fácil. E se livrar de antigos hábitos pode ser ainda mais difícil. 

Então o que fazer para mudar hábitos?  

  • Acreditar na mudança é um bom começo. Foco no objetivo! É isso que trará a motivação que você precisa.  Quando faltar motivação, a disciplina ajudará a se manter firme na proposta.  
  • Seja persistente, mas não se cobre demais. Incorpore o novo hábito de forma prazerosa para que traga uma experiência positiva para a sua rotina, se isso não acontecer as chances de você abandoná-lo são grandes.  Suas ações precisarão de constância para se tornarem um hábito.  
  • Perdoe os seus deslizes, mas não desista! Pode acontecer de você ter recaídas durante o processo, se permita errar, mas volte ao seu propósito, não desanime nos primeiros obstáculos.  
  • Identifique a sua recompensa e as formas de encontrá-la. Qual benefício esta ação me proporciona? 

No livro O Poder do Hábito, o autor Charles Duhigg, explica que hábitos dificilmente podem ser completamente extintos, mas podem ser mudados mantendo a mesma deixa (gatilho) e recompensa, porém alterando a rotina. A deixa é o estímulo que te leva a agir e a recompensa a sensação que a ação promove. #ficaadica da leitura para quem quiser aprofundar o assunto.  

Cada pessoa precisa se encontrar neste processo, com as suas motivações, limitações e recompensas. O período para a mudança de hábitos vai variar, pois ela depende de aspectos subjetivos de cada um. Mas é importante ter em mente que uma pequena mudança pode virar uma grande transformação.  

Conte com a gente para isso 😉