Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

Feriado e fim de semana em casa: o que fazer?

8 ideias diferentes para você explorar na quarentena

30 de abril de 2020

Os sábados e domingos estão diferentes. Se antes a preocupação dos “extrovertidos” era para onde ir e o que fazer, atualmente as dúvidas limitam-se às possibilidades da própria casa. Da mesma forma, os “caseiros”, que aguardavam os feriados e fins de semana para descansar, agora se veem na obrigação de permanecer no mesmo ambiente durante toda a semana. Então, como tornar o “ficar em casa” atrativo?

É pensando em você, que já não sabe mais o que inventar, que preparamos uma lista com 8 ideias diferentes para explorar durante a quarentena:

  1. Já ouviu falar no TED?

Desligue as luzes da sala e prepare a pipoca para essa “sessão de cinema” diferente. Além de conhecer uma série ou filme novo, que tal explorar os vídeos do TED? A organização sem fins lucrativos traz conversas com menos de 15min sobre assuntos variados e com pessoas de diversos lugares do mundo. Vale a pena explorar percepções e temas diversos: www.ted.com/talks.

Você também pode assistir a essas conferências pelo Youtube, é só ativar a legenda em português. Porém, se você preferir assistir temas abordados por brasileiros, clique aqui.

2. Teste um novo drink

Receitas de comidas saudáveis são sempre ótimas escolhas – e temos várias no nosso blog para quem tiver interesse, mas que tal testar um novo “drink”? No site www.meudrink.com.br você pode escolher o ingrediente que mais gosta e a ocasião (Vai ser para a janta? Para o almoço de domingo?). O mais legal é que há várias opções muito criativas e sem álcool! O Make me a Cocktail funciona assim também, mas com as receitas em inglês. 🙂

3. Conheça novos artistas

Já perdemos a conta de quantas lives estão sendo feitas por artistas, né? Alguns aproveitam o Instagram, outros o Youtube e tem até quem prefira o Facebook. Independente da plataforma, os shows ao vivo popularizaram, e é uma alternativa incrível para conhecer novas músicas e cantores.

No site www.sofadecasa.com.br você encontra várias dessas iniciativas separadas por dia. Assim fica mais fácil conciliar o momento livre com uma transmissão do seu interesse, né?

Outra dica é você descobrir novas bandas (ou reviver as que você ouvia anos atrás) e buscá-las nas redes sociais. Normalmente é por lá que são divulgados os horários dos shows (mesmo que online) e outras novidades.

4. Fique off

Depois de tanto incentivo a canais digitais, que tal um dia off?

A internet tem facilitado diversos acessos, mas às vezes tudo que a gente precisa é voltar a si mesmo, né? Dar uma cochilada, cuidar da pele ou do cabelo, ler um livro, testar uma receita da família (sim, resgata o caderninho de receitas da gaveta!) ou até se desafiar a ficar em silêncio, em um ambiente agradável, sem pensar em nada. Dê esse tempo para você!

5. Descubra um novo hobby

A quarentena pode ser um ótimo momento para se conhecer melhor e, quem sabe, até achar uma atividade que você gosta muito, mas nunca tinha feito. Aqui vão algumas sugestões:

  • pintar quadros ou tecidos;
  • fazer crochê (os feitos com fio de malha estão em alta e são lindos para itens de decoração!);
  • fazer desenhos mais elaborados ou testar letterings;
  • fazer uma aula de dança (ou até testar os desafios do Tik Tok);
  • aprender um novo instrumento (ukulelê, gaita de boca, flauta…);
  • tirar fotos (há recursos na própria câmera do celular e aplicativos que podem ampliar configurações, que tal explorar isso e ainda buscar novos ângulos?).

6. Deite na rede e leia

Seja o livro que está na estante de casa ou um blog sobre assuntos que se relacionem com a sua profissão. Seja aquela revista guardada há anos ou e-books… Opções e assuntos não faltam e há muito sobre o que aprender. Comece com uma leitura mais leve, aproveite para balançar na rede e curtir o momento.

Ah, e se achar interessante, escreva uma resenha do livro que você leu, pode ser uma ótima forma de absorver o conteúdo e, ainda, de se desafiar!

7. Explore as opções de DIY

DIY significa “Do it Yourself”, o nosso famoso “Faça você mesmo”. É escolher alguns materiais que você já tem em casa e fazer alguma decoração, customização, brinquedo… O Pinterest é um site (e aplicativo) que traz ideias diversas. É só buscar por DIY e o que for do seu interesse. O Youtube também pode ajudar com referências, que podem inclusive serem feitas com a ajuda do seu filho.

Quer alguns exemplos?

  • criar uma decoração com luzes na parede;
  • customizar uma roupa que você não usa mais;
  • fazer uma horta diferente;
  • um abajur com garrafa;
  • porta-joias.

8. Chame aquele amigo com quem você não fala há meses

Seja por mensagem, por vídeo ou por áudio, conversar com outras pessoas irá afastar pensamentos ruins e provavelmente ampliará suas visões.

Como todos estamos tomando cuidado e evitando sair de casa, muito provavelmente aquele amigo com quem você não fala há tempos esteja mais disponível para conversar. Uma dica é cada um conectar da sua casa e aproveitar para relembrar histórias, colocar o papo em dia, debater sobre aquele filme que todos assistiram ou até fazer alguma brincadeira (quem lembra de Stop?)… matar a saudade!

Independentemente do que você for escolher, aproveite o tempo em casa para fazer coisas que muitas vezes não são priorizadas durante o ano. Simples ações podem ser muito satisfatórias, basta parar para refletir e querer enxergar de maneira diferente.

Esse é um ótimo momento para reconectarmos com o que gostamos e com as pessoas que são importantes para nós!