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Dicas para aliviar o estresse

19 de março de 2015

O triptofano é um aminoácido essencial para a saúde do organismo. Ele só pode ser encontrado em alimentos, como ovos, peru, linhaça, chocolate amargo, semente de abóbora, aveia, entre outros. Esta substância é requisitada pelo cérebro e age junto da vitamina B3 e o magnésio na produção da serotonina, responsável pelo bem-estar. No dia a dia, o triptofano controla os níveis de cortisol, substância bioquímica que é responsável por apresentar efeitos emocionais ao corpo, aliviando a sensação de estresse e melhorando a qualidade do sono. Como é responsável pelo bem-estar, quando é consumida em baixa quantidade, esta substância pode comprometer a concentração. Blog Unimed_Trabalho Conforme especialistas, esta substância deve ser ingerida na quantidade de 6 gramas por dia. Porém, não somente a ingestão de alimentos promovem uma sensação de bem estar e alívio do estresse. Alguma ações pontuais podem ser realizadas para que você tenha uma vida e uma rotina mais leve. * No dia a dia, você não precisa de aulas de meditação. Hoje em dia, alguns aplicativos como o Headspace proporcionam pequenas sessões que já são o suficiente para deixar o dia mais leve. Outra dica valiosa é ouvir músicas que lhe deixem menos estressada. Esta pequena atitude contribui – e muito! – na sua rotina. * Você está ficando louca com o seu chefe? Saiba que relaxar o corpo no trabalho faz parte do processo para alívio do estresse? Tire alguns minutos para você, estenda os braços para acima da cabeça e os incline para a esquerda e depois para a direita. Posteriormente incline sua cabeça para trás, para baixo e para os dois lados. Não se esqueça de se espreguiçar de vez em quando. * Quanto mais compromissos, mais louca sua vida ficará. E assim vai ser cada dia mais. Por mais importante que seja seu cargo, na hora de definir a agenda do dia ou da semana, é importante saber dizer não para algumas pessoas e para você mesmo. Certifique-se que terá tempo para as coisas realmente importantes. Blog Unimed_Momento de Lazer * Tem toda a rotina em casa e isso te deixa ainda mais estressada depois de um dia cheio de atividades? Este é um bom momento para relaxar enquanto cumpre as suas tarefas domésticas. Enquanto está lavando a louça, preste atenção na água caindo em suas mãos e no cheiro da limpeza. Quando mais se focar no que está fazendo, mais perto da calma você vai chegar. * Quando a noite chegar, prepare uma refeição toda especial para você e para quem estiver ao seu lado. Depois disso, faça a primeira mordida do jantar valer a pena. Sinta o gosto de cada um dos ingredientes e mastigue com calma. Esse ritual é ótimo para incluir na rotina e te ajuda a acalmar e saborear cada refeição. * Levante o dedo quem nunca começou a pensar em mil problemas, dramas ou tarefas logo na hora de fechar os olhos para dormir? Aqui vale a dica de esquecer as conhecidas ovelhinhas, desligar a televisão e pensar em cinco coisas que você é grata por ter em sua vida. O sono vai chegar mais rápido e você vai dormir mais feliz. * Na hora de descontrair, é importante se mexer para liberar o estresse. Não suporta ir à academia? Não tem problema. Hoje em dia isto não é motivo para ficar parado. Saia para caminhar com as amigas, dê um passeio de bicicleta com o namorado ou marido, corra ouvindo uma música que você goste. O que não vale é ficar em casa no sofá. * Nada pior do que sair com alguém próximo para se divertir e ficar pensando no trabalho, naquele problema grande na família ou mesmo a briga que você teve com sua melhor amiga ou namorado. Quando sair com os amigos, aproveite o momento para esquecer essas preocupações e rir. Quanto mais, melhor. Blog Unimed_Estar entre amigos * Chegue cedo aos seus compromissos. Por mais difícil seja acordar um pouquinho antes, você precisa dedicar um tempo a si antes de sair de casa. Se arrumar com calma, escolher a roupa, tomar um café da manhã caprichado é fundamental para que você possa fazer tudo sem ter que correr e acabar esquecendo alguma coisa. * Estar com quem você gosta reforça os bons sentimentos e te traz de volta ao eixo. Afinal, a família te faz lembrar quem você é. Está louca no trabalho há dias e não aguenta mais brigar com o namorado? É hora de relaxar. Para algumas horinhas ao lado de seus familiares e aproveite o momento. Ao lado deles, vai parecer terapia.  

Categoria: Atividade Física