Ouvidoria

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentação Saudável, Coronavírus

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

Cuidados especiais para quem precisa sair de casa durante a bandeira preta

Se puder, fique em casa, e peça telentrega!

26 de fevereiro de 2021

O Rio Grande do Sul está em alerta máximo frente ao crescimento assustador de casos de Covid-19. Por isso, o governador Eduardo Leite instituiu bandeira preta em todo o Estado. Isto significa uma série de restrições, como no caso de restaurantes, lancherias e bares, que só podem funcionar com telentrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores, e o comércio com itens essenciais, que pode ter, no máximo, 25% dos trabalhadores atuando.

Por isso, se você precisar sair de casa para ir ao supermercado ou farmácia, siga à riscas estas regras:

  1. Use máscara e tenha o seu próprio frasco de álcool gel, SEMPRE.
  2. Não entre se o ambiente estiver lotado. Se não houver controle de entrada, vale aquela espiadinha na quantidade de pessoas que já estão lá dentro. Em shoppings e supermercados, o número de carros no estacionamento costuma ser um bom indicativo
  3. Observe se tem álcool gel disponível e se todos os funcionários estão utilizando máscaras corretamente. Esses são os indícios mais visíveis de que os cuidados estão sendo levados a sério pelo estabelecimento
  4. Luvas não são recomendadas nem para clientes nem para atendentes, pois não costumam ser trocadas a cada vez que a pessoa toca em uma superfície. Manter a higienização das mãos quando tocar em superfícies compartilhadas é mais seguro
  5. Evite usar o banheiro fora de casa. Se precisar, lave bem as mãos antes e depois por 30 segundos. Utilize papel-toalha para usar a maçaneta.
  6. Prefira métodos de pagamento on-line ou com cartão por aproximação. Se não for possível, higienize as mãos antes e depois.
  7. Não estenda o tempo de permanência além do necessário. Lembre-se: saia de casa apenas para o que é estritamente necessário!
  8. Respeite os horários e as orientações do estabelecimento. Com bandeira preta, as restrições são maiores. Na dúvida, ligue para o loca ANTES de sair de casa.
  9. Por fim, faça imediatamente a higienização dos alimentos quando chegar em casa antes de guardar na geladeira ou na dispensa.

Lembre-se: cuidar de você é cuidar do outro!