Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

[COVID-19] Guia de recomendações para gestantes e lactantes

Tudo que você precisa saber para cuidar da sua saúde e a do seu filho

28 de abril de 2020

Por ser uma doença nova, com orientações ainda recentes, muitas são as dúvidas que surgem em relação ao coronavírus. Para as gestantes e lactantes, não é diferente. Recentemente, o Ministério da Saúde incluiu gestantes e puérperas no grupo de risco da doença. Isto, porque apesar de não haver estudo específico conclusivo sobre o assunto, elas são mais vulneráveis a infecções, sendo necessário tomar precaução.

Pensando nas dúvidas que surgem, utilizamos como referência as Associações de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais e, com o auxílio das médicas cooperadas da Unimed VTRP Cristiane Pimentel Hernandes (Infectologista) e Aline Costa Mathias (Pneumologista), elaboramos um guia de respostas às principais dúvidas desse público. Confira:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A CARTILHA

Prevenção nunca é demais

Lembrando que os cuidados básicos de prevenção ao coronavírus devem ser mantidos e seguidos por todos os públicos, por isso sempre atente para:
– Evitar o contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias agudas;
– Lavar frequentemente as mãos (pelo menos 20 segundos), especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel 70%, caso as mãos não tenham sujeira visível;
– Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Usar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados.

Estou com sintomas de coronavírus, e agora?

Caso você esteja com febre, tosse seca ou falta de ar, a Unimed VTRP oferece dois serviços que buscam levar facilidade e agilidade no atendimento aos clientes:

PA Virtual: A Unimed VTRP oferece consultas por vídeo com médicos 24 horas por dia. Esta é uma parceria com a startup Conexa Saúde, que participou da primeira edição do InnovatiOn Unimed. Mais inforamações podem ser conferidas em: www.unimedvtrp.com.br/pavirtual/

Disque Coronavírus: Também 24 horas por dia, médicos e profissionais de saúde indicam a melhor conduta a seguir. Você só precisa informar o número do cartão de cliente Unimed VTRP. Ligue para 0800 051 78 00. Saiba mais aqui.

Se ainda surgirem dúvidas, realizamos uma live com médicos cooperados respondendo dúvidas sobre o assunto. Confira:

Dr. João Paulo Weiand (Pediatra), Dra. Aline Costa Mathias (Pneumologista) e Dra. Ângela Nichel Garcia (Ginecologista e Obstetra)