Compras online exigem atenção
19 de maio de 2015
Com a evolução da internet, está cada vez mais fácil realizar compras online. É rápido, prático e acessível, além da possibilidade de comparar sem sair de casa, os preços e produtos atraem os consumidores apresentando descontos e facilidades.
Mas, assim como tem suas vantagens, é necessário ficar atento ao que se compra e em quais sites você navega. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), não são todos os internautas que se preocupam com os procedimentos de segurança. Muitas vezes, segundo a instituição, as compras que são realizadas de forma online não são totalmente vantajosas. O
Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta para alguns cuidados que devem ser observados.
Quando for comprar de forma online, procure lojas conhecidas ou indicadas por amigos e parentes, além de pesquisar sobre sua reputação nos órgãos de defesa do consumidor e em site especializados, como fóruns, onde outros usuários fazem comentários sobre as empresas.
Verifique também se a loja tem endereço físico. Verifique ainda se o site possui certificado de segurança. Basta olhar se o endereço começa com “https://” e se o cadeado está ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.
Antes de comprar, verifique os procedimentos para reclamação, devolução e troca do produto, prazo para entrega, garantia, assistência técnica, entre outros. Desconfie também de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum, pois o produto pode envolver falsificação, roubo, sonegação de impostos ou estelionato.
Grave no computador ou imprima todos os passos da compra, tais como e-mails trocados com o fornecedor, pedido e confirmação da compra, cópia das ofertas, entre outras informações.
Outra questão importante é manter seu computador protegido com um antivírus atualizado. Procure não inserir dados de pagamentos em computadores públicos como os de lan houses.
O consumidor tem o direito de se arrepender da compra no prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto. Isto só é válido para compras não presenciais, ou seja, efetuadas fora do estabelecimento comercial, através da internet ou telefone. Para que você possa trocar ou se arrepender da compra é necessário a nota fiscal, que sempre deve ser exigida.
Consumidor consciente
Para ajudar os internautas a identificarem se são bons consumidores online – sempre atentos aos melhores preços, à segurança de seus dados e ao risco de sofrerem algum tipo de golpe -, o portal ′Meu Bolso Feliz′, uma iniciativa de educação financeira do SPC Brasil, desenvolveu um teste que avalia se o internauta utiliza a internet a seu favor.
“O objetivo do teste é provocar uma reflexão, de maneira que ele tenha consciência sobre os riscos de segurança e as consequências de uma compra não planejada em sites de comércio eletrônico. Muitas vezes deixamos passar certos cuidados que só nos daremos conta se tivermos algum problema mais para frente”, explica o educador financeiro do ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli.
Uma pesquisa recente divulgada pelo SPC Brasil mostrou que seis em cada dez consumidores virtuais (58%) já realizaram alguma compra por impulso na internet, sujeitando-se, assim, a diversos riscos.
“Um cuidado importante ao fazer compras online é pisar no freio na impulsividade”, lembra Vignoli.
O educador financeiro complementa afirmando que, pela facilidade do método, as pessoas acabam gastando mais do que deveriam.
E você, sabe aproveitar a internet para comparar preços e características de produtos, evitando dores de cabeça no futuro? Clique aqui e faça o teste oferecido pelo SPC Brasil.
Categoria: Movimento | Atividade Física