Ouvidoria   

Compras online exigem atenção

19 de maio de 2015

Com a evolução da internet, está cada vez mais fácil realizar compras online. É rápido, prático e acessível, além da possibilidade de comparar sem sair de casa, os preços e produtos atraem os consumidores apresentando descontos e facilidades.

Mas, assim como tem suas vantagens, é necessário ficar atento ao que se compra e em quais sites você navega. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), não são todos os internautas que se preocupam com os procedimentos de segurança. Muitas vezes, segundo a instituição, as compras que são realizadas de forma online não são totalmente vantajosas. O

Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta para alguns cuidados que devem ser observados.

Blog Unimed VTRP Dicas Segurança Compras Online

Quando for comprar de forma online, procure lojas conhecidas ou indicadas por amigos e parentes, além de pesquisar sobre sua reputação nos órgãos de defesa do consumidor e em site especializados, como fóruns, onde outros usuários fazem comentários sobre as empresas.

Verifique também se a loja tem endereço físico. Verifique ainda se o site possui certificado de segurança. Basta olhar se o endereço começa com “https://” e se o cadeado está ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

Blog Unimed VTRP Dicas Segurança Compras

Antes de comprar, verifique os procedimentos para reclamação, devolução e troca do produto, prazo para entrega, garantia, assistência técnica, entre outros. Desconfie também de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum, pois o produto pode envolver falsificação, roubo, sonegação de impostos ou estelionato.

Grave no computador ou imprima todos os passos da compra, tais como e-mails trocados com o fornecedor, pedido e confirmação da compra, cópia das ofertas, entre outras informações.

Outra questão importante é manter seu computador protegido com um antivírus atualizado. Procure não inserir dados de pagamentos em computadores públicos como os de lan houses.

O consumidor tem o direito de se arrepender da compra no prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto. Isto só é válido para compras não presenciais, ou seja, efetuadas fora do estabelecimento comercial, através da internet ou telefone. Para que você possa trocar ou se arrepender da compra é necessário a nota fiscal, que sempre deve ser exigida.

Blog Unimed VTRP Dicas Segurança Compras na internet

Consumidor consciente

Para ajudar os internautas a identificarem se são bons consumidores online – sempre atentos aos melhores preços, à segurança de seus dados e ao risco de sofrerem algum tipo de golpe -, o portal ′Meu Bolso Feliz′, uma iniciativa de educação financeira do SPC Brasil, desenvolveu um teste que avalia se o internauta utiliza a internet a seu favor.

“O objetivo do teste é provocar uma reflexão, de maneira que ele tenha consciência sobre os riscos de segurança e as consequências de uma compra não planejada em sites de comércio eletrônico. Muitas vezes deixamos passar certos cuidados que só nos daremos conta se tivermos algum problema mais para frente”, explica o educador financeiro do ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli.

Uma pesquisa recente divulgada pelo SPC Brasil mostrou que seis em cada dez consumidores virtuais (58%) já realizaram alguma compra por impulso na internet, sujeitando-se, assim, a diversos riscos.

“Um cuidado importante ao fazer compras online é pisar no freio na impulsividade”, lembra Vignoli.

O educador financeiro complementa afirmando que, pela facilidade do método, as pessoas acabam gastando mais do que deveriam.

E você, sabe aproveitar a internet para comparar preços e características de produtos, evitando dores de cabeça no futuro? Clique aqui e faça o teste oferecido pelo SPC Brasil.