Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

Como você gostaria de estar quando tiver 70 anos?

27 de fevereiro de 2015

Relaxar, curtir a família e os amigos, descansar, manter hábitos saudáveis e ser feliz! Envelhecer com saúde e felicidade é possível. Foi isto que o fotógrafo russo Vladimir Yakovlev tentou mostrar com o projeto The Age of Happiness, em português, A Idade da Felicidade. Desde 2011 documenta histórias de pessoas acima dos 50 anos que desafiaram expectativas do envelhecimento. Todos estes exemplos de superação e disposição estão registrados no livro e na página do Facebook, que levam o mesmo nome do projeto: “How would I like to be when I am 70?” (Como você gostaria de estar quando tiver 70?). Entre os depoimentos registrados pelo fotografo russo estão os de Ruth Flowers e de Lloyd Kahn.   Blog Unimed VTRP Envelhecimento Saudável 1   Um dos casos retratados pelo fotógrafo é de Ruth Flowers, que tinha 58 anos quando seu marido morreu. Apesar de amar sua vida de aposentada numa cidade turística de Portugal, um dia depois da perda, tudo lembrava o marido e a deixava triste. Decidiu movimentar e mudar tudo. Se tornou DJ. Hoje, aos 72 anos ela faz vários shows por mês. “Aos 65 anos, Lloyd Kahn decidiu que tinha chegado o momento de aprender a andar de skate. Ele subiu na prancha pela primeira vez, caiu imediatamente e machucou a mão. Passou a usar equipamento completo de proteção: joelheiras, cotoveleiras, capacete, protetores de pulso. E continuou”, revela Vladimir. As histórias surpreendem e servem de inspiração. Os personagens da vida real retratados no projeto mostram que não têm medo de se reinventar e realizar seus sonhos. No Brasil, muitas pessoas também acreditam que o envelhecimento não é sinônimo de desânimo. Ao contrário, é hora de manter o corpo e a a mente em movimento.  

Blog Unimed VTRP Envelhecimento Saudável 2

  Pensando no Futuro Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2030, a quantidade de pessoas com idade acima dos 60 anos vai ultrapassar o total de crianças com até 14 anos. E mais, em 2055 os idosos estarão em maior quantidade que os jovens com idade até 29 anos. Embora os dados sejam animadores, não é possível atrasar o envelhecimento. As atividades físicas na terceira idade devem ser aquelas que dão mais prazer e satisfação. Elas podem ser realizadas em academias, clubes, ao ar livre, em grupo, duplas ou de forma individual. Além disso, deve ser incluída na rotina diária e praticada com uma certa regularidade, a fim de trazer benefícios para a saúde. Quem se exercita ganha autonomia, bem-estar, aumento da massa muscular óssea, estimula o metabolismo, combate o processo inflamatório, melhora as capacidades funcionais, estimula os aspectos cognitivos como a atenção, a memória e a percepção, além de reduzir as chances de doenças e aumentar o bem-estar físico e psicológico.  

Blog Unimed VTRP Envelhecimento Saudável 3

  Vale ressaltar que os exercícios devem ser iniciados após avaliação médica e serem acompanhados por educadores físicos ou fisioterapeutas. Outra questão muito importante refere-se as roupas que serão utilizadas pelos idosos: elas devem ser confortáveis e os exercícios praticados com calçados adequados, evitando quedas ou lesões. Para quem vai começar, o ideal é realizar atividades de baixo impacto como caminhadas, danças de salão e hidroginástica. Exercícios como esses, além de oferecer um convívio social, proporcionam um envelhecimento ativo, uma vez que os idosos melhoram a vontade de desenvolver atividades culturais e recreativas.  

Blog Unimed VTRP Envelhecimento Saudável 4

  Exercite o Cérebro Leia, assista a filmes, jogue baralho, palavras cruzadas, ou até mesmo aprenda uma nova língua. O que vale é praticar atividades que estimulem o raciocínio. Ao fortalecer o cérebro, você também previne a perda de memória.  

Categoria: Atividade Física