Ouvidoria   

PCR, teste rápido, autoteste… Entenda as... Coronavírus

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentos do Bem, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Equilíbrio | Saúde Emocional

Como criar crianças criativas? Conheça um pouco mais do CRI-CRI-CRI!

Uma vez que percebemos como a nossa criatividade foi bloqueada, imediatamente pensamos como não bloquear a dos filhos e resgatar a nossa

20 de abril de 2022

O Dia Mundial da Criatividade e Inovação é celebrado em todo o mundo em 21 de abril. Para marcar a data, compartilhamos aqui as reflexões do Mesa Redonda do LABS promovido sobre o tema! ( explicamos melhor o que é o Mesa Redonda e o que é o LABS no finzinho deste post ;) ) 

Imagine como vai ser o mundo em 2050. Imagine as ruas, as casas, os empregos, as roupas, as novas gerações… É difícil imaginar, não é mesmo? E também a preparar as crianças para tudo isto. A única coisa que sabemos é que será tudo diferente! 

O método CRI-CRI-CRI (Criando Crianças Criativas) foi criado pelo palestrante Murilo Gun, e nos faz refletir sobre a educação que estamos entregando para as crianças atualmente.

Recentemente o Fórum Econômico Mundial e o Linkedin divulgaram que a Criatividade é a habilidade mais demandada e será a mais importante para as pessoas nesse futuro. Ela é a ferramenta para resolver problemas, então não importa como o mundo vai estar em 2050, o importante será que seu filho consiga dar soluções criativas mediante aos problemas que aparecerão. 

“Uma vez que percebemos como a nossa criatividade foi bloqueada, imediatamente pensamos como não bloquear a dos filhos e resgatar a nossa”, comenta o criador no vídeo que introduz o curso.

Uma das principais mensagens do curso é a que a criatividade é a imaginação a serviço da inovação, e a melhor ferramenta para solução de problemas.

“A educação da criatividade é uma camada que sempre foi ‘escanteada’ do processo educacional, porque não era uma grande habilidade demandada no contexto da sociedade do passado. E como sabemos que hoje ela é muito importante, nós precisamos ficar muito atentos em não repetir o que aconteceu com a gente, na forma como fomos educados. Porque a tendência é a gente repetir esse erro… O padrão infelizmente é bloquear a criatividade, e o nosso desafio é não só deixar de bloquear, mas também passar a nutrir a criatividade na criança”, complementa Gun.

Antes do encontro, todos foram convidados a assistir aos vídeos do Murilo Gun que explicam como funciona o curso. Eles podem ser conferidos nesta playlist:

Durante a discussão do Mesa Redonda, surgiram alguns insights. Olha só: 

“Educar é a ponte entre a potencialidade e a realidade”

Osho

E como construir essa ponte? É importante praticar estes passos: 
  • Aceitar/assumir a ignorância, não ter medo de errar e perguntar 
  • Buscar sabedoria, conhecimento, afinal, quem não tem dúvidas, está mal informado! 
  • Educar a coragem 
  • Educar no tempo da criança e não no nosso tempo 
  • Menos instinto 
  • Continuar ensinado 
  • Deixar explorar 
  • Nutrir a criatividade

“Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto”

Arnaldo Antunes

A partir desta citação, surgiram duas reflexões: 

– Fazemos uma educação feita de adultos para adultos, ainda não estamos falando em uma educação colaborativa, aonde você aprenda pela interação. 

– A escola não muda porque a sociedade não deixa, estamos só reproduzindo os sitema, não estamos educando. Não constituímos boas memórias, por isso queremos nos livrar da escola! 

Já tinha parado para pensar nisto?

E como criar crianças mais criativas? 

CRIATIVIDADE = combina-tividade. Afinal, “nada se cria, tudo se transforma”.

Por isso, combinar pensamentos que podem parecer loucos vai nos diferenciar da tecnologia!

As 4 lições das crianças para adultos: 

#Curiosidade
#Imaginação
#Coragem
#Paixão

Por fim, uma pergunta para você se fazer:

Será que a criança que você foi se orgulharia do adulto que você se tornou?

– O que é o Mesa Redonda? 

Promovido pelo LABS, tem como foco discutir assuntos sobre INOVAÇÃO com o objetivo de enriquecer o conhecimento e gerar a mudança para a nova realidade. O LABS indica leituras, podcasts, livros, documentários e etc. para gerar as rodas de conversa.

– O que é o LABS? 

É o Laboratório de Inovação da Unimed VTRP. O LABS tem como propósito transformador cultuar a inovação para todos da Cooperativa. E, sempre que possível, compartilhar essa construção com a comunidade, como foi feito nesta publicação 😀