Ouvidoria   

Vitaminas e imunidade 

Conheça o papel das vitaminas para a imunidade

14 de agosto de 2023

O sistema imunológico é uma barreira formada por células, tecidos e órgãos que protegem o organismo de influências nocivas. Ele é, portanto, essencial para a nossa sobrevivência. Quando o desempenho do sistema imunológico está comprometido, o corpo logo dá sinal de que algo está errado. É nesse momento, por exemplo, que o organismo pode manifestar alguma doença.  

Na busca por fortalecer o sistema imunológico, muitas pessoas recorrem às vitaminas. Mas será que esta é a melhor opção?  

O papel das vitaminas para a imunidade 

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além de serem necessárias ao crescimento e ao desenvolvimento normais, as vitaminas também são importantes no processamento de várias reações químicas.
Dentre alguns outros, cinco micronutrientes desempenham papéis importantes na manutenção da função imunológica: vitamina B6, vitamina C, vitamina E, magnésio e zinco. Para isso, é necessário consumir alimentos variados. Veja abaixo algumas sugestões. 

Vitamina B6 

Frango, cereais, bananas e batatas com casca. 

Vitamina C 

Tomate, frutas cítricas, pimentão, brócolis e kiwi. 

Vitamina E 

Sementes de girassol, amêndoas, manteiga de amendoim e óleo de cártamo e de girassol. 

Magnésio 

Trigo integral, legumes, nozes, sementes, soja, grão de bico, banana e abacate. 

Zinco 

Ostras, cogumelos, carne bovina, caranguejo, peru, oleaginosas e sementes de abóbora. 

Preciso suplementar vitaminas para melhorar a minha imunidade? 

Através da alimentação é possível garantir a quantidade necessária de vitaminas, de forma que a suplementação se torna, muitas vezes, desnecessária. 

Muitas pessoas recorrem a doses extras de vitaminas, mesmo sem haver a indicação de um especialista, e imaginam que assim se sentirão melhor ou que, pelo menos, mal não irá fazer. No entanto, isso pode ser prejudicial à saúde e ao bolso. Alguns excessos de vitaminas são eliminados do nosso organismo, sem causar danos ou benefícios ao corpo – representando apenas um investimento desnecessário. O perigo maior ocorre quando a ingestão demasiada de comprimidos vitamínicos coloca a saúde em risco.  

Dor de cabeça, lábios rachados e visão turva são exemplos das consequências que o excesso de vitamina A pode causar. 

As vitaminas somente devem ser supridas, seja por meio de suplemento ou por adequação na dieta alimentar, quando o médico ou nutricionista identificarem a carência. 

A suplementação vitamínica geralmente é indicada a quem possui uma alimentação precária, problemas de absorção de nutrientes ou ainda para o tratamento de alguma doença. 


Quais as melhores formas de melhorar a imunidade?  

Estar saudável é o primeiro passo para manter o sistema imunológico forte, seguindo diretrizes gerais bastante conhecidas, como ingerir bastante água ao longo do dia, exercitar-se regularmente, manter um peso saudável, não fumar, evitar bebidas alcoólicas.  Todo o organismo, incluindo o sistema imunológico, funciona melhor quando está protegido de agressões ambientais e quando ganha o reforço de ações que promovam a qualidade de vida. 

Confira aqui como turbinar a sua imunidade com dicas práticas para o dia a dia:

Imagem apresenta alimentos saudáveis, dentre eles o mel, laranja, alho, gengibre...
Turbinando a imunidade. Confira os hábitos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Categoria: #CuidarDeVocê