Ouvidoria   

Turbinando a imunidade 

Confira os hábitos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

15 de junho de 2022

Com a chegada do inverno, diversas doenças se tornam mais comuns, principalmente as respiratórias, como gripes e resfriados. Para se manter prevenido é possível dar uma turbinada na imunidade, tendo atenção especial aos alimentos consumidos neste período. 

A alimentação é fundamental para a manutenção da imunidade e deve ser rica em frutas, legumes e verduras, ou seja, repleta de vitaminas e minerais essenciais ao corpo humano. Além disso, para manter a imunidade mais forte, é preciso tomar cuidado com alimentos industrializados, assim como açúcares e álcool, por exemplo. Entretanto, o que poucos sabem é que a mudança de hábitos simples, como ter mais horas de sono ou iniciar atividades físicas também auxiliam as células do corpo a se defenderem. Confira algumas dicas para fortalecer a imunidade:

Consuma mais vitaminas naturais 

Existe uma variedade de alimentos que são capazes de aumentar a imunidade e prevenir a saúde de doenças muito comuns na época mais fria do ano.  

Abacaxi, kiwi, limão e acerola são ricos em vitamina C. Já vegetais verdes escuros são uma ótima fonte de vitamina E. O Ômega 3 é encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão. Castanhas e cereais integrais são uma boa pedida para aumentar o consumo de zinco no organismo.  Todas essas vitaminas são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico. 

Confie nas especiarias 

Alguns temperos auxiliam muito no aumento da imunidade. A cúrcuma ou açafrão da terra, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. O gengibre, além de eliminar as bactérias nocivas ao organismo, aumenta as defesas do corpo. 

Cebola e alho não só dão um gostinho especial na comida, mas também são agentes anti-inflamatórios, antibacterianos, antifúngicos. Finalmente, o própolis, por ter ação antioxidante, é um dos preferidos para aumentar a imunidade. 

Tome um pouco de sol todos os dias 

Principal fonte de vitamina D, é aconselhável ficar um tempo ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas. Essa vitamina é fundamental para o fortalecimento dos ossos e das defesas do sistema imunológico. 

Beba água regularmente 

Hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente das células de defesa. Beber, no mínimo, dois litros de água mineral ou filtrada todos os dias é importante para fortalecer a imunidade. 

Pratique exercícios físicos 

Eles reduzem o estresse e aumentam a produção de anticorpos no organismo. Mesmo dentro de casa é possível fazer 30 minutos diários de alguma atividade física

Cuide do seu sono 

Durma de 8 a 10 horas por noite ou, se não puder, descanse o corpo e a mente o máximo que conseguir. Cuide de suas emoções! A insônia, a ansiedade, o medo e o pânico, por exemplo, contribuem para o surgimento de substâncias imunodepressoras, como o cortisol. 

Reduza o consumo de alimentos industrializados 

Comidas congeladas, como pizzas e lasanhas e fast food são cheias de conservantes e outras substâncias prejudiciais à saúde. Esses alimentos provocam infecções no organismo e baixam a imunidade do corpo. 

Evite álcool 

Tanto as drogas legalizadas, como o álcool, como as ilegais, baixam muito a imunidade, deixando o organismo sem defesa e predisposto às infecções. Se não conseguir cortar de todo esses hábitos, tente reduzir para a saúde do seu corpo. 

Atenção às dietas restritivas 

Enquanto fortalecer a imunidade, deixe de lado as dietas muito restritivas ou hipocalóricas. Mantenha uma dieta equilibrada, sem cortar nutrientes essenciais. Reduzir muito as calorias para o seu peso ideal baixa muito as defesas do organismo.

Aposte no consumo dos chás 

Chás antioxidantes como verde, hibisco, romã, gengibre, cúrcuma e maçã com canela melhoram o metabolismo, auxiliando na defesa do organismo como um todo. Lembre-se, os chás não entram como substitutos dos dois litros de água diários, eles apenas são complementos para fortalecer a imunidade. 

Fortalecer a imunidade do nosso corpo não é difícil, não é mesmo? Basta ter bons hábitos e cuidar bem da sua alimentação. Para saber de você está com baixa imunidade, preste atenção aos sintomas. Infecções, febres e calafrios, cansaço excessivo, diarreia, náuseas e vômitos são alguns sinais de alerta. Se você se identificou, comece o quanto antes a cuidar da sua saúde! 

Categoria: Alimentos do Bem