Ouvidoria   

Ser pai transforma 

A relação pai e filho que inspira

11 de agosto de 2022

O Dia dos Pais merece ser celebrado com uma boa história, não é mesmo? O Fernando do Prado Rodrigues é colaborador da Unimed e pai do Bernardo, de 7 anos. Fernando compartilhou um pouco sobre a paternidade e a linda relação com o filho, que representa nossa homenagem aos papais nesta data especial 😉 

Assumir a paternidade é viver todas as dúvidas que acompanham a chegada de um filho. Foi de surpresa que Fernando descobriu que seria pai e logo percebeu que grandes responsabilidades haviam chegado. Confessa que ficou um pouco atrapalhado nos cuidados com o bebê, mas procurou aprender para poder participar de tudo e fazer parte das memórias do filho Bernardo.  

No início o convívio era aos finais de semana, já que moravam em cidades diferentes. Estavam com planos de morar juntos quando receberam o diagnóstico de autismo. Com 1 aninho Bernardo apresentava alguns hábitos e rotinas que chamaram a atenção, o casal buscou auxílio e recebeu a confirmação do diagnóstico.  

“No início foi difícil, tivemos primeiramente a fase de aceitação, depois de entender que o casal precisava estar unido para dar força um ao outro, pois ele precisaria muito da gente e um terceiro momento em que voltamos a nossa energia para proporcionar o que ele fosse precisar.”  

Quando o médico informou que a presença diária auxiliaria no desenvolvimento, Fernando acelerou a mudança para ficar com a família. A proximidade somou forças para superar os desafios e contribuir para a formação do Bernardo.  

“É um aprendizado diário, eu aprendo muito com ele e como casal buscamos conhecimento e o que podemos fazer para ajudar. Eu acredito muito nas terapias e nos profissionais, como todo o pai, me preocupo com o futuro, mas sou otimista e acredito no poder do amor, ele já evoluiu muito.”   

O desafio certamente aumentou, mas cada família é única e cria o seu jeito de lidar com as alegrias e percalços da convivência e aprendizado de cada um. E nesta jornada a presença e participação do pai promove segurança, autoestima, independência e estabilidade emocional para as crianças. O papel afetuoso e ativo do pai cria uma conexão para a vida toda. 

É possível perceber a importância do vínculo nas brincadeiras e na rotina, Fernando comenta que mesmo sem conseguir expressar é possível perceber o sentimento nos olhos do filho 

“Não procuro ser um pai perfeito, tem dias que vamos estar menos pacientes, que vamos falhar, mas busco ser o melhor pai que posso ser. Para mim ser pai isso, é demonstrar, é colocar esta responsabilidade em tudo o que a gente faz. Eu tenho muito mais a agradecer do que reclamar, o meu filho me torna uma pessoa mais paciente, mais responsável, me faz buscar a minha melhor versão. É ele que desenvolve isso em mim, ele é a minha motivação, faz a diferença nos meus dias.”  

Juntos superam os desafios e vibram a cada conquista, Bernardo é companheiro para muitas coisas e Fernando se sente realizado. E com um relato assim, só podemos desejar que os dias de pais e filhos sejam repletos de amor como o exemplo do Fernando. Feliz Dia dos Pais!