Ouvidoria   

Quais são as comorbidades associadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)? 

Entenda sobre a associação do autismo com outros transtornos

07 de julho de 2022

O TEA afeta as pessoas de diferentes formas e geralmente está associado a outros transtornos, principalmente relacionados ao neurodesenvolvimento – o que pode dificultar ou mesmo atrasar o diagnóstico correto.  

Alguns dados e condições comuns:  

  • Mais de dois terços dos pacientes com TEA podem ter algum grau de ansiedade, sendo o transtorno de ansiedade diagnosticado em cerca de 30 a 40% dos pacientes.  
  • Depressão e outros transtornos de humor podem ser vistos em pacientes adolescentes ou adulto sem comprometimento intelectual. 
  • Déficit de atenção em hiperatividade (TDAH) assim como o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) podem ser encontrados em aproximadamente 40% dos pacientes. 
  • É frequente as crianças apresentarem atraso escolar por dificuldades em tarefas que exigem processos conceituais de ordem superior, raciocínio, interpretação, integração ou abstração. Apesar disso apenas um terço delas tem déficit intelectual.  
  • Convulsões, distúrbios do sono, incluindo dificuldade para iniciar e despertares frequentes, assim como dificuldades na alimentação, devido a diferentes texturas e sabores, são outras características encontradas nessa população.  
  • É importante destacar também que algumas dessas crianças podem mostrar habilidades especiais em memória, matemática, música e artes. 

Além de um diagnóstico complexo e da individualidade de cada paciente há uma variedade de comorbidades associadas ao autismo, o que reforça a importância de um acompanhamento médico regular e específico para cada situação.  

O grupo de profissionais do Imaginamente trabalha de forma interdisciplinar composta por médica, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, nutricionista e demais profissionais para desenvolver as habilidades necessárias de cada caso. O Espaço Imaginamente foi projetado para atender as demandas especiais deste público de forma lúdica e inovadora visando uma melhor qualidade de vida e ambiente propício para o desenvolvimento da criança. Conheça! 

Escrito pelo Dr. João Lucas Garcia Liranço, neuropediatra que atende no Espaço Imaginamente. 

Categoria: Imaginamente