Ouvidoria   

5 passos para uma vida saudável e sustentável a longo prazo

“Quero ter um estilo de vida saudável”. Uma frase que é muito ouvida hoje em dia. Mas, o que é isso realmente? E por que é importante?

26 de agosto de 2022

Diversos estudos científicos têm mostrado que adotar um estilo de vida saudável ajuda na prevenção de câncer. Um deles foi uma pesquisa publicada recentemente pela Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR, na sigla em inglês). Conforme pesquisadores da Universidade de Nanjing, na China, ter bons hábitos pode diminuir a incidência da doença em indivíduos com alto risco genético de câncer.  

E quando se fala em levar um estilo de vida saudável, refere-se a ter hábitos saudáveis ​​que ​​têm um efeito positivo no bem-estar físico, mental e social e ​​podem ser encontrados com a união de uma série de fatores: alimentação saudável, prática de atividade física regular, consumo moderado de álcool, beber água, dormir bem e ainda a capacidade de gerenciar corretamente o estresse.

Os 5 passos:

 1. Praticar atividades físicas

Manter-se em movimento é fundamental para uma boa saúde. O exercício regular é uma parte importante de um estilo de vida saudável. As pessoas que levam uma vida ativa são menos propensas a adoecer e vivem mais. O exercício permite uma melhor condição física e também melhora a sua saúde mental e sensação geral de bem-estar. 

2. Ter uma alimentação saudável

Este é o passo inicial que você deve dar para que sua vida seja saudável. Para isso você precisa começar com uma alimentação balanceada, que inclua todas as proteínas, carboidratos e nutrientes necessários. 

Não se trata de parar de comer, mas de incluir mais vegetais, frutas, peixes e evitar frituras em suas refeições habituais. 

Isso ajudará você a melhorar sua saúde, sua condição física e também evitar doenças e infecções. Se você não sabe como ter uma alimentação balanceada, pode recorrer a um nutricionista.

3. Dormir bem

Ter uma boa qualidade de sono à noite é a chave para mantê-lo com boas energias durante o dia. A OMS recomenda dormir entre 6 ou 8 horas por dia. 

Não dormir o suficiente pode fazer com que a concentração diminua, problemas gástricos apareçam e seus reflexos reduzam consideravelmente. Por isso, tente criar hábitos de sono saudáveis, indo para a cama cedo e descansando o suficiente todos os dias. 

4. Beber água

A água é o líquido vital por excelência e que ajuda a regular a temperatura corporal e a manter a pele elástica e hidratada, além de contribuir para uma boa digestão e para um ótimo funcionamento dos órgãos. 

Segundo especialistas, deve-se beber de 2 a 3 litros de água todos os dias, de acordo com as necessidades de cada pessoa, pois nosso corpo tende a perder água por meio datranspiração, respiração e pela urina e fezes. Uma forma interessante de analisar sua necessidade de água é observar a cor da urina. Quanto mais escura, mais água seu corpo precisa.

5. Realizar exames rotineiros

Pode parecer estranho ir ao médico para um check-up enquanto se sente bem, mas não é. Pessoas de todas as idades precisam de exames preventivos regulares e específicos para cada faixa etária.

Durante os exames preventivos, seu médico pode conhecê-lo, assim como seu histórico familiar e outros fatos sobre você que são importantes para sua saúde.

Como vimos, manter uma vida saudável é de grande importância, pois ajuda você a estar bem em todos os aspectos de sua vida, não só fisicamente, mas também na área mental, emocional, social e até aliviar doenças ou desconfortos. Mude um hábito e leve uma vida mais saudável.

Fonte consultada: Dr. Jairo – UOL

Categoria: #CuidarDeVocê