Ouvidoria   

10 Mitos e verdades sobre a amamentação 

30 de agosto de 2022

Amamentação é um processo marcante, é o início de um novo ciclo. É fundamental que cada mulher esteja bem orientada, pois as dificuldades do período inicial podem colaborar para o desmame precoce.

Por ser tão importante, amplo e desafiador é cercado de crenças e opiniões que nem sempre condizem com a realidade. 

Vamos conferir os principais mitos e verdades sobre a amamentação? 

1. Algumas mães produzem leite fraco 

❌​ Mito. Primeiramente e o maior mito sobre amamentação. Toda a mãe é capaz de produzir o leite com os nutrientes necessários para suprir todas as necessidades do bebê, independente da condição nutricional da mãe.

O leite materno é o alimento mais completo que o bebê pode receber. O que pode acontecer é a produção de leite estar baixa, mas isso não está relacionado com a qualidade do leite e é uma questão de fácil solução. 

2. A amamentação deve ser a única fonte de alimentação do bebê até os 6 meses 

✔️​ Verdade. E até os 6 meses o bebê pode receber única e exclusivamente o leite materno da mãe para alimentação e hidratação.

Além disso a recomendação do Ministério da Saúde é amamentar de forma exclusiva até os 6 meses após a alimentação deve ser complementada, e a amamentação continuada até os 2 anos ou mais. 

3. Amamentar é instintivo 

❌​ Mito. Portanto amamentar exige dedicação e preparo, é um aprendizado para a mãe e para o bebê, vai exigir muito mais do que adaptações fisiológicas da mulher, requer calma e paciência no início.

É importante que a mulher busque informações durante o Pré-natal e conte com uma rede de apoio bem estruturada, pois os benefícios compensam o esforço. 

4. Quem amamenta consome mais água e calorias 

✔️​ Verdade. A produção de leite exige um consumo maior de água e também aumenta o gasto calórico. Naturalmente, com o tempo, o ato de amamentar ajuda a mãe a perder o peso acumulado na gestação. Confira aqui as dicas sobre nutrição na amamentação.

5. É preciso revezar os seios durante a amamentação 

❌​ Mito. O ideal é esgotar o leite de uma mama primeiro, para só então trocar, se o bebê ainda tiver fome.

Isso é importante pois assim o bebê consegue absorver uma porção do leite rica em açúcar e gordura que contribui na saciedade e ganho de peso.  

6. O estresse pode afetar a produção de leite 

✔️​ Verdade. Contudo, as situações de estresse e cansaço podem afetar a produção de leite.

No puerpério a mãe vivenciar além de momentos de ansiedade, alteração do sono, do humor e estresse, fatores que implicam na diminuição da produção láctea.

Contudo neste aspecto, a mãe pode contar com uma rede de apoio e/ou um profissional da saúde para ajudar a enfrentar estes desafios.  

7. O bebê precisa ser amamentado a cada 3 horas 

Mito. Não há um tempo específico, nos primeiros dias de vida do bebê a mãe deve amamentar em livre demanda e sempre de acordo com as necessidades do bebê. 

8. Amamentar fortalece a imunidade do bebê 

✔️​ Verdade. Além disso suprir todas as necessidades nutricionais do bebê, o leite materno contribui no desenvolvimento do sistema imunológico que vai ajudar a protegê-lo de doenças e infecções gastro intestinais e até mesmo respiratórias. 

9. A mulher que está amamentando não engravida 

❌​ Mito. A amamentação influencia na fertilidade, contudo não é um método 100% seguro. Isso porque ao espaçar as mamadas pode ocorrer a ovulação, oportunizando a gravidez. É portanto recomendado que a mãe converse com seu médico sobre métodos contraceptivos indicados para o período. 

10. Mamadeira e chupeta interferem no aleitamento 

​​​✔️​​​ Verdade. Bicos artificiais e oferta do leite em mamadeira podem prejudicar o aleitamento, pois podem confundir o bebê de forma a rejeitar o seio materno. A forma de sucção na mamadeira e no peito são diferentes e vão exigir do bebê diferentes impactos na sucção, respiração e deglutição. A criança pode dar preferência ao bico artificial e ao leite em mamadeira ocasionado assim, diminuição na produção láctea e o desmame precoce. 

Dessa forma, o tema deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

Contudo em apoio à causa, reforçamos a necessidade de informar, debater e compartilhar informações para contribuir e ajudar as mães a amamentar de forma descomplicada. 

Acesse Bem + AQUI

Categoria: #CuidarDeVocê