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Cuidar

Mudar um hábito no trabalho muda uma vida

Quantas vezes por semana você chega em casa, depois de um dia de trabalho, e reclama de alguma dor no pescoço, nos braços, nas pernas ou nas costas? Isso já vem acontecendo há algum tempo? Diariamente? Se respondeu sim a uma destas três perguntas, esta reportagem é especialmente para você. Não há nada de errado em sentir-se cansado depois de uma jornada intensa. No entanto, dores nos membros, no pescoço ou em outras áreas do corpo podem ser sinais de alerta do seu organismo. Mas não se assuste. Os casos mais simples podem ser minimizados e até mesmo evitados com uma simples mudança de hábito, tanto no trabalho quanto na vida doméstica: a postura correta. Dados recentes da Previdência Social mostram que oito em cada 10 pessoas convivem com dor nas costas atualmente no Brasil. O levantamento aponta que, no primeiro trimestre de 2016, foram mais de 24 mil afastamentos por este motivo. Uma média de 269 trabalhadores afastados por dia.

 

Blog Unimed VTRP ginástica laboral

 

“Muitas vezes menosprezamos a importância de variarmos nossa postura, de respeitarmos o limite fisiológico do nosso organismo no desempenho de nossas atividades de trabalho”, alerta Fábio Caldana, médico do trabalho da Unimed VTRP em Charqueadas. “Quer seja na carga manual de peso, quer permanecendo períodos muito longos sentados, por exemplo, se mantivermos grande intensidade ou por muito tempo as mesmas atividades, o organismo humano excederá seus limites de tensão e o corpo entrará em sofrimento”, adverte. E isso pode rapidamente se transformar em doenças. Conforme Caldana, as lombalgias podem estar associadas com o trabalho de carga e descarga manual de peso, e doenças das articulações dos ombros podem estar ligadas a trabalhos que envolvem a elevação dos membros superiores em que os cotovelos ficam acima da linha dos ombros por longos períodos. Além disso, no trabalho sentado por longos períodos, doenças relacionadas à circulação sanguínea de membros inferiores, como as varizes, são frequentes.

Pensando no seu bem-estar, preparamos algumas dicas para te ajudar a melhorar a postura. São exercícios simples, e que podem virar um hábito. As práticas podem ser repetidas todos os dias, no início da manhã e no início da tarde. Confira:

IMPORTANTE
• Realize estes exercícios durante as pausas de 10 minutos por,
pelo menos, duas vezes ao dia;
• Faça os alongamentos dentro de seus limites de conforto;
• Se você tem algum problema de saúde e/ou foi submetido a
cirurgia, consulte um médico.

BENEFÍCIOS
• Reduzem a tensão muscular e aumentam a flexibilidade;
• Melhoram a circulação sanguinea;
• Combatem a fadiga muscular.

 


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