Ouvidoria   

Doutores P: Sorrir é o melhor remédio

08 de setembro de 2014

O grupo “Doutores P- Multiplicadores da Alegria” há seis anos vem se dedicando ao estudo da linguagem do palhaço e levando através de visitas sistemáticas ao Hospital São Sebastião Martir em Venâncio Aires o projeto que inova em diversos aspectos. O trabalho é pautado na utilização do arquétipo do palhaço a fim de que através do contato do paciente com o personagem exista uma melhora em seu quadro clínico.

O grupo iniciou sua atuação no ano de 2008, onde três palhaços se dedicavam ao plantão e deram os primeiros passos do projeto. Hoje seis anos após, a trupe cresceu e amadureceu. São diversos profissionais de áreas distintas com funções e responsabilidades diversas dentro do projeto. Além dos seis artistas que fazem as visitas ao hospital, estão envolvidos ainda psicólogos, médicos, enfermeiras, entre outros profissionais do ramo artístico e também administrativo.

  Votação Doutores P Harvard Blog Unimed 3  

O projeto é um dos semifinalistas do programa “Village to Raise a Child” da Harvard University nos EUA, que levará cinco projetos sociais do mundo todo, para o maior congresso de empreendedorismo social do mundo a realizar-se na instituição. Para que isto aconteça, todos os projetos que compõem esta fase, possuem vídeos no site do evento e os cinco mais votados em júri popular estarão na final para que através de uma seleção feita pela Harvard University sejam escolhidos os trabalhos que participarão do congresso. O “Village to Raise a Child” possibilitará ferramentas, habilidades e recursos para a realização dos projetos sociais em suas comunidades.

Para votar no grupo já reconhecido nos Vales do Taquari e Rio Pardo pelo trabalho social em hospitais, basta acessar o link http://www.ignitinginnovationsummit.com/public-voting-2014 e procurar pelo segundo quadro, onde consta o vídeo com o título “Patrícia Gabriela Riedel – Venâncio Aires – Brazil” e a foto da trupe. Para confirmar o voto é necessário estar conectado com o Facebook e é válido um voto por dia.

  Votação Doutores P Harvard Blog Unimed1  

Segundo Eliane Turcatto, coordenadora geral da trupe “esta é uma oportunidade importante de representar o trabalho social e a região dos vales em um evento internacional, possibilitando reconhecimento mundial, o desenvolvimento e expansão do programa de visitas a pessoas hospitalizadas”.

Para ficar por dentro destas ações, e acompanhar o registro das vistas sistemáticas ao hospital, acesso o site www.doutoresp.blogspot.com ou a Fan Page do grupo no Facebook.

  Votação Doutores P Harvard Blog Unimed 5  

Sobre os Doutores P – Multiplicadores da Alegria

Com apoio do Hospital São Sebastião Mártir e da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo os Doutores P levam a arte e o bom humor para pacientes de todas as idades. Embasados na pesquisa acerca da linguagem do palhaço, dedicam suas tardes de sábado para um plantão médico nada convencional. Conquistando um olhar sincero e um sorriso incondicional, os personagens fazem uso de atividades lúdicas como poemas e músicas para levar alegria e carinho aos pacientes, parentes e profissionais de saúde.

Com os Doutores P a diversão é garantida: eles são verdadeiros especialistas na arte da improvisação e propiciam um espetáculo diferente em cada quarto que visitam, envolvendo cada paciente em músicas e brincadeiras com muito bom gosto e um cuidado especial.

  Votação Doutores P Harvard Blog Unimed 4  

Via Doutores P – Multiplicadores da Alegria.