Ouvidoria   

Dia Mundial da Saúde 

Investindo no presente para garantir um futuro muito melhor

07 de abril de 2024

Na correria do dia a dia, muitas vezes colocamos a nossa saúde em segundo plano. A gente sabe dos riscos, mas quem nunca adiou uma consulta, um exame ou deixou a atividade física para amanhã que atire a primeira pedra.  

No entanto, é importante lembrar, de tempos em tempos, que nossas escolhas e hábitos atuais desempenham um papel crucial em nossa qualidade de vida futura. 

A Unimed VTRP entende que cuidar bem das pessoas possibilita qualificar rotinas, vivenciar grandes momentos e, sobretudo, estar presente na vida das comunidades. Por isso, está ampliando e integrando suas ações de promoção, prevenção e cuidado com a saúde e bem-estar através do Cuida Bem

O Cuida Bem promove, valoriza e incentiva o autocuidado e nos possibilita integrar saúde e bem-estar para poder cuidar mais de você. Afinal, vive bem quem se cuida bem. 

Neste domingo, 07/04, é lembrado em todo o mundo o Dia Mundial da Saúde.  

Mais do que apenas a ausência da doença, a saúde deve ser um estado de completo bem-estar físico, mental e social. 

Nem sempre é fácil e a rotina nos engole mesmo. Às vezes, o mais difícil é justamente dar o primeiro passo. Por isso, neste Dia Mundial da Saúde, a Unimed VTRP quer te fazer um convite muito especial: vamos juntos nessa caminhada? 

Que caminhada? Essa de cuidar bem uns dos outros.  

Por aqui, estamos comprometidos em sermos parceiros constantes na sua jornada de cuidado e prevenção. Investir na saúde no presente significa assegurar um futuro mais saudável e equilibrado, abrangendo tanto o bem-estar físico quanto o emocional. 

Partiu dar o primeiro passo? 

A prevenção é a base para quem cuida bem da sua saúde 

Todo mundo sabe que uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicos, a gestão do estresse e a busca pelo equilíbrio emocional são os pilares essenciais para promover a saúde a longo prazo. O desafio é colocar tudo isso na rotina. 

A melhor dica para você que está começando agora a sua jornada de cuidados é dar passos simples, que caibam na sua rotina.  

Outro passo simples, mas que é gigante no seu processo de autocuidado, é manter as suas consultas médicas periódicas e exames preventivos sempre em dia. Este é um compromisso fundamental que você deve ter com você mesmo. Com os avanços da medicina, a detecção precoce de eventuais problemas de saúde garante uma vida com muito mais qualidade no presente e no futuro. 

Em 2022 iniciamos uma campanha de sensibilização para o rastreamento de câncer colorretal através do teste de sangue oculto nas fezes (TSOF), que verifica a presença de sangue invisível nas fezes. Terceiro tipo mais incidente na população brasileira, o câncer de colorretal atinge o intestino, cólon e reto e não apresenta sintomas nas fases iniciais. 

Este tumor se origina, na maioria das vezes, de pólipos intestinais, lesões benignas que crescem nas paredes do intestino, em grande parte dos casos tem tratamento e cura, quando descoberto precocemente. 

EXAME PREVENTIVO DE CÂNCER COLORRETAL, POSSO REALIZAR PELA UNIMED VTRP? 

Sim, deve e é muito simples, a liberação para realização do exame se dá através de fluxo de mensagens pelo Whatsapp (51) 3714-7165. Seguindo este passo-a-passo você se compromete com a sua saúde e garante a participação no Cuida Bem: 

  1. Caso entrem em contato através do número (51) 3714-7165fique tranquilo! Aceite a mensagem inicial clicando na opção “quero fazer o exame”. Este clique já garante a sua participação, não é necessário responder por mensagem. 
     
  1. Enquanto autorizamos a senha para o seu exame, você pode escolher o laboratório de sua preferência e retirar o frasco para coleta. 
      
  1. Você receberá a senha e orientações para realização do exame.  
      
  1. Aguarde nosso contato com a indicação conforme o resultado. 

IMPORTANTE: Se você tem entre 50 e 75 anos, mas está com seus exames em dia, fique tranquilo. Mantenha as suas consultas de rotina em dia com o seu médico. Em caso de dúvidas, faça contato com a Unimed VTRP pelo Whatsapp (51) 3714-7165. 

Desafio de cuidar bem de você mesmo, aceito? 

Uma agenda repleta de cuidados <3 

Além disso, você sabia que os clientes da Unimed VTRP contam com dezenas de atividades gratuitas, presenciais e online, todos os dias?  

Tem yoga, pilates, funcional, ginástica localizada, step, cross training, aula de ritmos, de dança, caminhada orientada, oficinas de alimentação saudável, grupos de saúde emocional…  

Opções para todos os gostos! Não tem jeito melhor de iniciar a sua jornada de cuidados do que se movimentando, não é mesmo? 

Todas estas atividades são oferecidas pelos profissionais do Espaço Viver Bem Unimed, porque ali a gente cuida bem de ti e de toda sua família quando o assunto é cuidado e bem-estar. 

Ficou curioso para conferir a disponibilidade das aulas, dias e horários? Acesse unimedvtrp.com.br/agenda (https://www.unimedvtrp.com.br/agenda-de-atividades), faça a inscrição e prepare-se para o seu primeiro desafio. 

Daqui para baixo, eu tiraria, pra não ficar redundante 

Cuida Bem quem oferece Bem-Estar Diário = Qualidade de Vida 

Para uma vida plena, é essencial não apenas a ausência de doenças, mas também o bem-estar físico, mental e emocional. Incorporar atividades físicas diárias à rotina é uma maneira eficaz de alcançar esse equilíbrio. 

Exercícios regulares fortalecem o corpo, melhoram o humor e reduzem o estresse, contribuindo para uma vida mais satisfatória no presente e no futuro. 

Guarde essas dicas para aquele dia que a preguiça bater. Eles vão surgir, e isso é normal. Porém, lembrar dos benefícios pode ser o incentivo que falta para você calçar o tênis e partir para a sua atividade! 

O Segredo para uma Vida Ativa e Saudável 

Adotar um estilo de vida ativo é a chave para preservar a saúde e o bem-estar ao longo dos anos. Praticar atividades físicas diariamente não apenas promove o condicionamento físico, mas também aumenta a energia e a vitalidade, garantindo uma vida mais longa e feliz. 

Lembre-se sempre: cuidar bem da sua saúde é um investimento valioso para hoje e amanhã.  

Reserve um tempo para cuidar de si mesmo e celebre cada passo dado em direção a uma vida mais saudável e feliz.  

Estamos aqui para apoiá-lo em cada etapa desse processo. Cuide bem de você, porque você merece! 

A Unimed VTRP Cuida Bem de você 

Conte sempre com a gente! Em cada fase da vida, estamos aqui para oferecer suporte e orientação personalizada, visando à promoção da saúde e bem-estar duradouro. 

Investir em você hoje traz benefícios imediatos para a sua qualidade de vida. Nós estamos comprometidos em cuidar bem de você, então, embarque com a gente nesta jornada. 

Não só para garantir um futuro com mais saúde, como também ensinar quem nós amamos a fazer boas escolhas no amanhã. 

Nesse Mês da saúde, comece a plantar o bem-estar que você quer colher no futuro. 

Fique ligado no Blog Unimed e nas nossas redes sociais. Nos próximos meses, vamos falar mais sobre como a Unimed VTRP Cuida Bem de você, em todas as fases da sua vida. 

Categoria: #CuidarDeVocê