Ouvidoria   

Descubra o seu estilo de pisada e otimize a sua performance

Descobrir como seus pés interagem com o solo pode fazer toda a diferença em sua experiência esportiva.

09 de fevereiro de 2024

Os pés suportam todo o peso do corpo, e as variações na forma de pisar alteram a distribuição dessa carga. Na maioria dos casos, o organismo se adapta e isso acontece sem provocar dores ou lesões. Porém, elas podem aparecer durante a prática de esportes de impacto, se não forem tomados os devidos cuidados. Entender o seu estilo de pisada pode aprimorar o seu desempenho e influenciar diretamente na sua prática de corrida ou caminhada. 

Por que conhecer o seu tipo de pisada é fundamental? 

  • Evita Lesões: compreender o tipo de pisada ajuda a escolher o tênis adequado, reduzindo o risco de lesões. Se você tem uma pronação excessiva, por exemplo, tênis de suporte podem ser fundamentais para estabilizar seus pés durante a corrida. 
  • Melhora o Conforto: calçados inadequados podem resultar em desconforto e até mesmo dor durante ou após o exercício. Ao conhecer sua pisada, é possível escolher tênis que ofereçam o suporte necessário, garantindo uma experiência mais confortável. 
  • Aumenta a Eficiência: adaptar sua rotina de treino com base no tipo de pisada pode aumentar sua eficiência. Por exemplo, corredores com pisada neutra podem focar em diferentes técnicas de treinamento em comparação com aqueles com pronação. 

Quais os tipos de pisada?  

O tipo de pisada tem a ver com a anatomia do pé e também é influenciada pela musculatura e demais articulações. As pisadas podem ser classificadas como pronada, supinada ou neutra. 

  • Pisada supinada Possuem pisada supinada as pessoas que costumam tocar o solo com o lado externo do calcanhar, tendem a apoiar primeiro a lateral externa dos pés. 
  • Pisada pronada Possuem pisada pronada as pessoas que costumam tocar o solo com a parte interna do calcanhar, concentrando todo o impulso na área do dedão. Ocorre em pessoas com algum desalinhamento de joelho que leva a rotação das articulações para dentro. 
  • Pisada neutra Possuem pisada neutra as pessoas que concentram o impulso no dedinho, apoiando a parte externa do calcanhar com maior intensidade. é a mais comum, em que o peso do corpo é distribuído de forma igual nos pés. 

Como descobrir seu tipo de pisada: 

  • Análise de Especialistas: os especialistas qualificados para realizar um exame detalhado e preciso incluem fisioterapeutas e ortopedistas. Algumas lojas esportivas também disponibilizam testes rápidos que podem oferecer uma visão inicial. 
  • Teste Molhado: faça o teste molhado em casa. Molhe levemente a sola do pé e pise em um papel. O contorno resultante pode indicar o padrão da sua pisada. 
  • Avaliação de Desgaste do Tênis: observe o desgaste da sola dos seus tênis antigos. Desgaste excessivo em uma área específica pode indicar o padrão da sua pisada. 

Para a correção da pisada, é preciso passar por avaliação com especialista (ortopedista ou fisioterapeuta). Em caso de necessidade, são indicados exercícios direcionados ou palmilhas personalizadas para a angulação exata do pé. 

Entender o seu tipo de pisada é uma ferramenta valiosa para otimizar sua experiência de corrida ou caminhada. A escolha do tênis adequado e exercícios específicos de fortalecimento para os músculos e articulações ajudam a prevenir lesões e melhoram o conforto e eficiência do seu treino.