Ouvidoria   

Como se proteger das Infecções respiratórias de outono/inverno 

07 de junho de 2023

O frio vem chegando e com ele tosse, febre, mal-estar, falta de apetite, coriza e dor de garganta. Estes são alguns dos sintomas das Infecções respiratórias comuns desta época do ano, que afetam principalmente crianças e idosos. 

Geralmente são doenças de origem viral, causadas por adenovírus, influenza, o próprio coronavírus e o vírus sincicial respiratório (VSR), que teve aumento no número de casos neste ano e pode causar síndrome respiratória aguda grave. 

As mudanças climáticas favorecem a propagação destes vírus, que podem afetar as vias aéreas superiores (fossas nasais, laringe e faringe), causando amidalite, otite, faringite, sinusite, gripes e resfriados ou atingir as vias aéreas inferiores (traqueia, brônquios e pulmões) provocando bronquiolite e pneumonia.  

A transmissão ocorre, principalmente, por meio de gotículas expelidas pela boca e pelo nariz de pessoas infectadas. Essas gotículas podem ser aspiradas diretamente ou entrar em contato com as mãos ou objetos como brinquedos, que passam de mão em mão. 

Os cuidados incluem a higienização adequada das mãos após usar o banheiro, antes de se alimentar ou ao voltar da rua. Quando não puder lavar as mãos, é recomendado o uso de álcool. A lavagem nasal também é indicada, bem como evitar o contato com pessoas doentes. O ideal é manter os ambientes arejados para maior ventilação, diminuindo o risco de transmissão.

Outro cuidado essencial é manter a vacinação em dia. Destaca-se, neste momento, a importância da vacina contra a gripe, que desempenha importante papel na prevenção.  

Hábitos saudáveis como alimentação balanceada, boa hidratação e atividades físicas regulares contribuem, além de vestimentas adequadas para encarar as variações bruscas de temperatura.  

Ao perceber sintomas, fique atento, mas em geral o vírus apenas cumpre seu ciclo e, em alguns dias, os sintomas começam a desaparecer. Nas crianças é importante observar o seu estado. Sempre é recomendado consultar o pediatra para avaliar o quadro, principalmente quando há febre alta ou persistente. As viroses fazem parte da infância. É importante prevenir, mas também ter calma na hora de tratar. O importante é ficar sempre de olho nos sintomas, manter a criança bem hidratada e entrar em contato com o médico pediatra. 

Categoria: #CuidarDeVocê