Ouvidoria   

Perguntas e respostas sobre vacinação 

Leia e tire as suas dúvidas sobre vacinação.

07 de julho de 2023

Por que devo me vacinar? 

A vacinação é uma importante aliada no combate a diversas doenças. Ao se vacinar além de se proteger, você protege a todos a sua volta.  

É muito importante que todos façam a sua parte, coberturas vacinais inferiores a 80% da população podem facilitar o retorno de doenças infecciosas há anos erradicadas e de surtos em massa de doenças como caxumba, sarampo e varicela. 

Por que vacinas as crianças?  

Não vacinar as crianças pode prejudicar toda a população infantil do país. Bilhões de crianças são vacinadas todos os anos, no mundo todo. E é essa enorme cobertura que garante que as doenças infecciosas não voltem a causar mortes e sequelas a elas. 

Atualmente são disponibilizados 19 tipos de vacinas para mais de 20 doenças. Essa proteção é iniciada ainda nos recém-nascidos, e deve se estender por toda a vida. 

As vacinas são mesmo seguras? 

Sim, as vacinas são muito seguras, o Ministério da Saúde reforça que toda vacina licenciada passou por diversas fases de avaliações, além de aprovação de institutos reguladores, o que garante a segurança das vacinas. Sobre as reações, informa que a maioria é pequena e temporária. Reações graves são extremamente raras e cuidadosamente monitoradas. É mais provável que uma pessoa adoeça por causa de uma enfermidade evitável pela vacina do que pela própria vacina. 

Como age uma vacina?  

As vacinas interagem com o sistema imunológico para produzir uma resposta imunológica semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas não causam a doença ou colocam a pessoa imunizada em risco de possíveis complicações. 

Vacinação pode ser fatal ou ter efeitos colaterais desconhecidos a longo prazo? 

Não, porque as vacinas são seguras, licenciadas e aprovadas pelos institutos reguladores. 

Preciso me vacinar para doenças erradicadas?  

Sim! Embora as doenças evitáveis por imunização tenham sido quase extintas e sejam consideradas raras, os agentes infecciosos ainda circulam em algumas partes do mundo, podendo ultrapassar fronteiras geográficas e infectar pessoas não protegidas. 

E as fake news?  

O movimento antivacina não tem base científica. Divulgam fake news em páginas criminosas na internet, informações falsas que prejudicam pessoas. Cuidado! Não compartilhe notícias falsas. Na dúvida, converse com seu médico.   

Posso aplicar mais de uma vacina ao mesmo tempo?  

Evidências científicas indicam que aplicar várias vacinas ao mesmo tempo não causa aumento de eventos adversos sobre o sistema imunológico. Somos expostos a centenas de substâncias estranhas, que desencadeiam uma resposta imune todos os dias. 

Quais doenças podem ser prevenidas com a vacina?

O calendário nacional de vacinação é atualizado periodicamente e reúne as vacinas comprovadamente eficazes e seguras necessárias para manter a boa saúde das pessoas. São oferecidas de forma gratuita nos postos de saúde do SUS. 

As vacinas previnem: Poliomelite, Tétano, Coqueluche, Meningite, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Febre amarela, Difteria, Hepatite B.  

Muitas dessas doenças já não fazem parte da realidade brasileira devido ao poder das vacinas. No entanto, a queda na taxa de vacinação pode fazer com que doenças como meningite, hepatite B e tuberculose voltem a se tornar um assunto de saúde pública. 

E a vacina da gripe, quem deve fazer?  

A vacina da gripe possui um grupo prioritário que inclui mulheres grávidas, crianças pequenas, pessoas idosas e qualquer um que possua uma condição crônica, como asma ou doença cardíaca, pois este representa o grupo com risco mais elevado para uma infecção severa, que pode levar à morte. A vacina protege contra os principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A influenza é uma doença grave que mata de 300 mil a 500 mil pessoas a cada ano em todo o mundo.  

Categoria: #CuidarDeVocê