Ouvidoria   

Como amamentar um bebê prematuro?

17 de novembro de 2023

Todos sabemos da importância da amamentação, da importância do leite materno para os recém-nascidos, que o melhor alimento para qualquer bebê é o leite materno da própria mãe, principalmente se o leite materno for oferecido diretamente ao seio. Certo? Porém, quando se trata de bebês prematuros, o cenário pode ser mais desafiador. Em função da imaturidade do trato gastrointestinal dos prematurinhos, da falta de reflexos de sucção e deglutição, baixo peso, eles podem precisar de estímulo e apoio para se alimentar. Mas nada de desanimar, a amamentação do prematuro é possível sim!

Posso amamentar meu filho que nasceu prematuro?

Sim, é possível amamentar prematuros. Aliás, os prematuros são os bebês que mais se beneficiam do leite materno, pois ele ajuda a protegê-los de infecções. Para a maioria dos prematuros, mamar no peito é um aprendizado gradativo, que pode ser lento. Tudo vai depender do tamanho do bebê e de seu estado geral de saúde. No começo, pode ser que o bebê não tenha força suficiente para sugar o seio. Ele vai precisar de tempo para que sua capacidade de sucção e de digestão terminem de se desenvolver. É possível também que o prematuro fique muito cansado ao mamar. Mesmo que o bebê não consiga mamar por conta própria, você pode extrair com uma bombinha ou com a mão mesmo.

As mães de prematuros geralmente são orientadas a ordenhar o leite com frequência para firmar a produção, para quando o bebê já for capaz de mamar sozinho. A estratégia é duplamente benéfica: o leite ordenhado é ofertado ao bebê e quando seu filho estiver forte o bastante para mamar, você vai ter bem menos dificuldade de produzir leite para ele.

O que acontece depois que o bebê nasce?

O bebê prematuro não teve tempo, dentro da barriga, de armazenar uma boa camada de gordura para nascer com uma “reserva” de energia. Isso quer dizer que ele precisa se alimentar logo depois de nascer, e a intervalos pequenos. Crianças que nascem no tempo certo podem ficar sem mamar grandes volumes, por conta da reserva calórica, e por isso nos primeiros dias perdem até 10 por cento do peso com que nasceram. O prematuro às vezes não pode se dar a esse luxo. Quanto mais prematuro o bebê for, maior é a probabilidade de você não conseguir produzir leite logo de início para suprir todas as necessidades dele. Não se desespere, porque isso é esperado. A culpa não é sua, e sim dos hormônios. Enquanto isso, é possível que o bebê precise receber algum tipo de alimentação parenteral (pela veia), ou também receba a alimentação por uma sonda.

Por onde começar?

Mesmo que o bebê não esteja com você no quarto da maternidade, você precisa pensar logo na amamentação, que vai ser essencial para que ele se desenvolva forte e longe de doenças. O primeiro passo é extrair o colostro, aquele primeiro leite meio transparente e viscoso que sai do seio.

O ideal é que isso seja feito nas primeiras 24 horas depois do parto. Os profissionais de enfermagem da maternidade poderão ajudá-la a descobrir como bombear o leite. A ordenha pode ser feita com as mãos ou com uma bombinha (manual ou elétrica). Não tenha vergonha de procurar ajuda. Faça a ordenha com frequência, de seis a oito vezes por dia. No começo não vai sair quase nada, mas não desista. Olhar para uma foto do seu filho pode ajudar na produção do leite. Tente não ficar mais de seis horas sem tirar o leite. Quanto mais regulares forem as ordenhas, maior será a produção. Existem bombinhas elétricas que conseguem tirar o leite dos dois seios ao mesmo tempo! Quanto mais você ordenhar, mais leite vai produzir.

O leite materno é imprescindível para o prematuro?

Sim .É riquíssimo em anticorpos, que protegem o bebê de infecções causadas por vírus e bactérias. Para prematuros, isso é muito importante, porque esses bebês são especialmente vulneráveis a doenças, já que não tiveram tempo de receber grande parte da carga de anticorpos que passam da mãe para as crianças nas últimas semanas da gravidez. O bebê digere melhor o leite materno que a fórmula artificial. Bebês prematuros que tomam leite materno têm uma probabilidade bem menor de apresentar problemas digestivos graves. Há também algumas provas científicas de que o aleitamento contribua para o desenvolvimento do cérebro dos prematuros. Sem contar, claro, o contato e a intimidade que a amamentação proporcionam à mãe e à criança. Vale fazer um esforço, porque, além de tudo, amamentar vai fazer bem para você. A ocitocina, hormônio que é estimulado com a amamentação, dá uma sensação de bem-estar. Para completar, é uma oportunidade de você sentir que está fazendo alguma coisa de verdade para ajudar o seu filho, numa situação em que é comum se sentir impotente.

O leite da mãe prematura

O leite materno da mãe de prematuro que teve um bebê com 29 semanas é diferente da que teve com 31 semanas e ainda distinto da mãe que teve um bebê a termo, porém todos esses leites são adequados às necessidades da criança. O teor de proteína do leite prematuro, por exemplo, é menor porque o rim do bebê é imaturo e pode não conseguir excretar grande quantidade elevada desses nutrientes.

Mas meu filho ainda nem pode mamar! O que faço?

A maioria das unidades de tratamento dispõe do método canguru, que permite que o bebê fique coladinho em você, aproveitando o contato com sua pele. Essa proximidade estimula o seu organismo a produzir anticorpos que irão para o leite materno, além de incentivar a própria produção de leite. Vai chegar o momento de você finalmente poder oferecer o seio ao bebê. No começo, pode ser que ele tome só umas gotinhas, ou só lamba para sentir o gosto do leite. Prematuros ficam cansados rápido, por isso não desanime se as primeiras sessões de amamentação não derem muito certo. Vocês dois vão precisar de prática e muita calma para se adaptar. Caso o bebê tenha dificuldade em pegar o seio, você pode discutir com a equipe a ideia de dar o seu leite com um copinho , mas sempre oferecendo o seio o máximo possível.,

Amamentando seu prematuro em casa

Depois de dias, ou meses de internação, chegou o tão esperado e sonhado dia da alta! É um momento de alegria, sem dúvidas, mas muitas vezes acompanhado de inseguranças. Afinal, durante aquele período, havia toda uma equipe de profissionais cuidando dele. Em casa, a ajuda – quando existente – costuma ser bem menor. Mas, calma! Vai dar tudo certo. Os cuidados em casa, junto à família, são a melhor maneira de o bebê se desenvolver com saúde. Além disso, o prematuro só recebe alta quando estiver pronto para isso e os pais já tiverem recebido as instruções e treinamentos necessários no hospital. A alta hospitalar é decidida por um conjunto de profissionais que envolve médico, enfermeira, fisioterapeuta e fonoaudiólogo (que avaliam a capacidade de manutenção da temperatura corporal, respiração, sucção e ganho de peso adequado). Se o bebê recebeu alta, significa que está estável há alguns dias, com peso adequado (normalmente mais de 1,9 a 2 kg e ganhando cerca de 20 g por dia) e exames normais. É importante ter um pediatra e hospital de referência para emergências e, se precisar levar o bebê a uma unidade de atendimento de saúde, ter sempre junto o resumo da internação hospitalar para servir de apoio ao médico

Aqui vai algumas dicas bem importantes!

  • Pega correta: para evitar dor ao amamentar e fissuras nos seios, o bebê deve fazer a pega corretamente. Ele deve abocanhar boa parte da auréola, e não somente o bico do seio. A boquinha deve estar bem aberta, com o lábio inferior voltado para fora e o queixo encostado na sua pele. Monitore então a efetividade da sucção: covinhas e barulhos não são bons sinais. Quando a pega está correta, o leite sai em quantidade suficiente, o bebê engole tranquilamente e a mãe não sente dor alguma. Frequência das mamadas : Procure estimular mamadas em intervalos curtos , de 2/2 horas ou livre demanda para auxiliar no ganho de peso . Se estiver muito sonolento, retire suas roupas deixe o mais confortável possível e tente outras posições para deixar mais ativo .
  • Descanso: para que a produção de leite materno seja satisfatória e seja possível tirar leite frequentemente, a mãe precisa estar descansada, isso é comprovado cientificamente!
  • Evite o empedramento: quando há produção excessiva de leite, pode ocorrer enrijecimento da mama (ingurgitamento mamário) que provoca dor e atrapalha a sucção do bebê. Para evitar, massageie as mamas com movimentos circulares e se necessário faça a ordenha manual para facilitar a pega do bebê.
  • Apoio da família: cerque-se de pessoas solícitas que não façam cobranças ou comparações e entendam que nesse momento você precisa de muito apoio.
  • Cuidados com os seios: para evitar fissuras, passe um pouco do leite materno nos bicos após o aleitamento ou coleta de leite. Troque o sutiã quando estiver molhado e só lave a região dos mamilos com água, sem usar hidratantes, cremes ou outros produtos.
  • Sem muitos conselhos: prepare-se para ouvir dicas de todo mundo. Diante desse bombardeio, a dica é não dar ouvidos aos conselhos sem embasamentos de amigos e familiares. Palpites errados são uns dos principais responsáveis pelo desmame precoce.

Mesmo que os obstáculos sejam muitos, e árduos, toda iniciativa e esforços para que a amamentação do prematuro seja bem sucedida são extremamente válidos. Toda mãe e todo bebê têm o direito de ter a chance de vivenciar juntos esse milagre da natureza que é a amamentação.

Categoria: Filhos e Gestação