Ouvidoria   

Cinema: dicas para apresentá-lo às crianças

06 de fevereiro de 2015

Ir ao cinema é um dos programas preferidos de muitas pessoas. Conforme a família vai crescendo, surgem algumas dúvidas de como mostrar às crianças a alegria de ver um bom filme. Na maioria das vezes, os ingressos para o cinema vão de 3 a 12 anos, vendidos como meia entrada. Especialistas afirmam que o ideal é levar crianças a partir dos 5 anos de idade. A capacidade de concentração, de acompanhar a história e separar a realidade da fantasia é maior.  

Blog Unimed VTRP dicas para levar as crianças ao cinema 2

  Vale lembrar que nem todo filme de classificação livre é indicado para crianças muito pequenas. A própria experiência da sala de cinema pode assustar. Os pequenos podem ver o cinema como uma sala escura, barulhenta e com uma tela enorme. É muito diferente de ver um filme em casa. No cinema, os pais não podem pausar algumas partes do filme para explicar o que está acontecendo.  

Blog Unimed VTRP dicas para levar as crianças ao cinema

  Algumas dicas para as primeiras experiências cinematográficas das crianças: Não crie expectativas Nas primeiras idas ao cinema seu filho pode não ter paciência para ficar sentado assistindo o filme. Para “testar” observe como ele assiste os filmes em casa. Fale com outros pais Pergunte a amigos e familiares com crianças de idade próxima a de seu filho, se já tiveram esta experiência e como foi. Prepare seu filho para o cinema Quando for a primeira vez dos pequenos em frente à telona, explique tudo o que vai acontecer com antecedência, como a luz vai apagar, o som alto que sairá das caixas de som, como todos precisam fazer silêncio quando o filme começar.  

Blog Unimed VTRP dicas para levar as crianças ao cinema 3

  Quer uma sugestão diferente? Que tal convidar os amigos dos seus filhos para uma sessão de cinema em casa? A pipoca não pode faltar! Para acomodar todos confortavelmente, espalhe almofadas sobre o tapete e deixe as crianças se divertirem!