Ouvidoria   

Brinquedos doados são entregues a outras crianças carentes

17 de maio de 2013

Crianças que vivem prioritariamente de doações na instituição Pão dos Pobres, em Porto Alegre, participaram de um experimento social que começou em dezembro do ano passado. Elas foram convidadas a entregar seus brinquedos favoritos para serem doados a quem vive em condições mais precárias. Depois de um pouco de apreensão, o resultado foram caixas cheias de “presentes”. A ação foi criada para chamar a atenção do público para a nova campanha de doações da instituição.

Todo o processo foi documentado em vídeos pela agência DM9Sul. A campanha também será apresentada na televisão e em salas de cinemas em Porto Alegre. “Os sentimentos de amor, respeito e solidariedade são despertados nas crianças com atitudes simples, como ensinar a doar o que se tem”, diz João Rocha, gerente socioeducativo da instituição.

A campanha mostra o momento em que os educandos da fundação são comunicados de que terão de doar seu brinquedo favorito para quem tem ainda menos do que eles. Na sequência, o vídeo documenta a reação das crianças e a atitude que tomam a partir da conversa com os educadores. Segundo Rocha, o primeiro olhar de desconfiança das crianças se transformou em alegria quando puderam realizar a entrega. “O exercício vivido por elas estimulou a solidariedade. A sensação de fazer parte de um todo nos torna mais solidários e amorosos”, comenta.

imagens_grandes_1

As crianças, segundo a instituição, fizeram questão de irem pessoalmente ao local de doações. A visita foi realizada em outra instituição, a Nossa Senhora Aparecida das Águas, na Ilha Grande dos Marinheiros, no dia 18 de janeiro.

O experimento marca também o novo conceito do Pão dos Pobres: Salvando o Mundo. Uma criança de cada vez, que estará presente em ações, a maioria com foco no ambiente online e nas redes sociais, durante o ano de 2013. Doações podem ser feitas através do site www.paodospobres.org.br/todomundopodeajudar.