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Atividades físicas: Movimentar-se para viver bem

Levante-se! Movimente-se! Mais do que um estilo de vida, isso é uma necessidade. Afinal, o corpo humano depende do movimento. Ter uma rotina ativa traz benefícios ao organismo, melhora o bem-estar, evita inúmeras doenças e aumenta a expectativa de vida. Por isso é que se ressalta tanto a importância das atividades físicas no cotidiano das pessoas. Praticar exercícios físicos é sim uma garantia de qualidade de vida.
No entanto, praticar exercícios físicos não deve ser uma tortura. Antes de sair fazendo tudo ao mesmo tempo, procure descobrir uma atividade mais divertida, que você realmente se identifique e que, com o tempo, possa se incorporar a sua rotina de forma natural e saudável. As opções de escolha são muitas.

Você curte atividades aeróbicas ao ar livre?

– A caminhada é uma atividade leve, segura e extremamente eficaz, que pode ser praticada tranquilamente em ruas, parques, praias, campos, pistas atléticas, ginásios, etc. Caminhar durante 30 minutos, cinco vezes por semana, melhora o seu humor, evita e previne doenças, ajuda a perder peso e a manter a boa forma.

– A corrida é um exercício completo, pois ativa todos os músculos do nosso corpo e acelera o metabolismo. Isso facilita a queima de gordura e a perda de calorias, ações que podem durar até horas depois do fim do exercício. Dessa forma, manter uma regularidade na corrida é ainda mais eficaz para quem quer perder peso de forma saudável.

Bike também é uma atividade completa para quem busca uma vida saudável, já que auxilia no emagrecimento e na postura e contribui para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

 

box corrida ok

 

Você prefere atividades em academias?

– As academias têm diversificado muito as suas atividades, oferecendo opções como Pilates, dança, natação, Jump, Muay Thai, TRX, Kettlebell, Kangoo, entre outras.

– Um dos sucessos atuais nas academias é o CrossFit, uma atividade física intensa, com exercícios baseados em movimentos funcionais do cotidiano (como levantar, caminhar, correr, agachar, etc.), aliados a exercícios variados de levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e atividades de condicionamento metabólico (corrida, ciclismo e remo). O CrossFit melhora o condicionamento físico, a mobilidade e a resistência cardiorrespiratória.

É importante ressaltar:

– Atividades físicas podem prejudicar a saúde se forem realizadas de forma incorreta, por vezes ocasionando problemas na coluna ou dores nas articulações. Por isto, a importância de procurar a orientação de profissional habilitado.

– Dessa forma, antes de se iniciar qualquer atividade física, é indicado buscar uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde.

– A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a prática semanal de 150 minutos de atividade física (com sugestão de 50 minutos por dia), entre exercícios aeróbicos para melhorar a função cardiovascular, exercícios resistidos para a força muscular e alongamentos para desenvolver a flexibilidade.

 

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