Ouvidoria   

7 Transtornos de verão que afetam a sua saúde  

Com a devida atenção, é possível desfrutar das maravilhas do verão com saúde e segurança.

22 de dezembro de 2023

Desfrute ao máximo do verão, mas sem descuidar da saúde. Conheça os transtornos típicos da estação e dicas de prevenção para evitar contratempos.  

1. Insolação  

Com o aumento da exposição ao sol, é essencial proteger-se contra a insolação. Os sintomas incluem tontura, dor de cabeça, náuseas, pele vermelha e quente, e até mesmo desmaios. Para prevenir, use protetor solar, roupas leves, evite a exposição solar das 10h às 16h e mantenha-se hidratado, bebendo bastante água. 

2. Desidratação 

Comum no verão, a desidratação é uma condição causada pela perda excessiva de água e sais minerais pelo organismo. Esta perda pode ser provocada por infecção intestinal ou alta exposição ao sol sem a correta hidratação. Os sintomas são boca e pele seca, sede excessiva, irritação e olhos fundos. Para evitar é importante beber água regularmente e evitar o consumo excessivo de álcool e cafeína, que podem agravar a desidratação. 

3. Picadas de insetos e doenças transmitidas por eles 

Insetos como mosquitos e carrapatos são mais ativos no verão, o que aumenta o risco de picadas e possíveis doenças transmitidas por eles, como dengue, zika e chikungunya. Use repelente de insetos, roupas protetoras e evite áreas de alta infestação para prevenir essas enfermidades. 

4. Intoxicação Alimentar 

No verão os alimentos se deterioram com maior facilidade, e a manipulação inadequada deles pode levar a intoxicações alimentares. Certifique-se de que os alimentos estejam bem cozidos, evite deixar comida exposta ao sol por muito tempo e lave as mãos frequentemente ao lidar com alimentos. Se precisar transportá-los, o ideal é que sejam acondicionados em bolsas térmicas com gelo. 

5. Otite Externa (Infecção no Ouvido) 

O aumento da frequência de atividades aquáticas no verão pode contribuir para o aparecimento da otite externa, uma infecção no ouvido causada pelo excesso de umidade no canal auditivo. Secar suavemente os ouvidos após nadar e evitar a entrada de água nos ouvidos pode ajudar a prevenir essa condição. 

6. Brotoeja 

Comum nas crianças, a brotoeja é uma erupção na pele provocada pela dificuldade de eliminação do suor. As bolhas e bolinhas avermelhadas costumam aparecer no tórax, face, pescoço e costas, causando muita coceira.  Manter a pele sempre limpa e seca, especialmente em áreas de dobras, como pescoço, axilas e virilhas; optar por roupas leves e frescas, evitando tecidos sintéticos que possam abafar a pele; proporcionar ambientes arejados e evitar exposição prolongada ao calor; e hidratar a criança com água regularmente ajudar a prevenir. 

7. Conjuntivite  

O sol e o contato com cloro ou areia podem provocar conjuntivite, que é a inflamação da membrana que reveste a parte da frente do globo ocular. Os sintomas são olhos vermelhos e lacrimejantes, ardência e coceira na região ocular, sensibilidade a luz, pálpebras inchadas que podem amanhecer grudadas, secreção esbranquiçada ou amarelada. Os cuidados são manter a higiene das mãos, cuidando ao levar as mãos aos olhos, e evitar abrir os olhos debaixo d’água sem proteção.  

Fique atento às suas atividades e ao seu corpo para garantir um verão incrível e livre de preocupações! Mantenha-se informado, siga medidas preventivas e consulte um profissional de saúde se apresentar sinais e sintomas. Com a devida atenção, é possível desfrutar das maravilhas do verão com saúde e segurança. 

Categoria: #CuidarDeVocê