Ouvidoria   

Uniformes usados viram matéria-prima para artesãos da região

Unimed VTRP doou cerca de 1,8 mil peças no ano passado

17 de fevereiro de 2014


Jelci (à direita) na entrega das almofadas para as crianças da Slan, em Lajeado


Calças, saias, vestidos, camisas e casacos do uniforme da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), depois de descartados, estão servindo de matéria-prima para artesãos da região. Ao longo do ano passado, a Cooperativa doou cerca de 1,8 mil peças que, com um toque de criatividade, foram transformadas em bolsas, jogos americanos, sacos de lixo para carro, entre outros itens de confecção manual. 


“Dessa forma contribuímos com a geração de renda e preservamos o meio ambiente, já que é um resíduo a menos para os aterros”, explica a coordenadora da área de Gestão de Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa, Jelci Southier. Há pelo menos cinco anos a Unimed VTRP repassa os uniformes. Em 2013, os contemplados foram a Associação dos Artesãos do Alto Taquari, a União Lajeadense de Clube de Mães, o Setor de Caridade da Paróquia São Cristóvão, a Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação de Santa Cruz do Sul, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul e a Caritas Paroquial de Charqueadas.


Desafio Voluntário

Mas não foram apenas os artesãos que deram outra utilidade para os uniformes usados. Em agosto, os colaboradores da Cooperativa foram convidados a participar do Desafio Voluntário – lançado pela ONG Parceiros Voluntários em alusão ao Dia Nacional do Voluntariado -, customizando um retalho de tecido do uniforme. Depois estas peças foram unidas e renderam uma colcha e quatro almofadas. Antes do Natal, os itens foram doados para alegrar os ambientes de três entidades: a Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan), em Lajeado; a Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame), em Santa Cruz do Sul; e o Lar da Criança e do Adolescente, em Charqueadas

 

Categoria: Unimed VTRP