Ouvidoria

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

10 dicas para mudar hábitos e deixar o sedentarismo de lado

Com jornadas cada vez mais intensas, temos deixado os exercícios de lado. Confira dicas para conciliar as tarefas do dia a dia e deixar o sedentarismo de lado

23 de outubro de 2019

Que a atividade física é fundamental para melhorar a condição de saúde, prevenir e ajudar a combater várias doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão e até depressão, você certamente já sabe. Afinal, deixar o sedentarismo de lado faz bem em qualquer idade e ajuda a manter o corpo em equilíbrio e o humor nas alturas. O problema é incluir na agenda de compromissos alguma prática esportiva. Para muitas pessoas, só de pensar em acordar mais cedo ou dormir mais tarde para poder encaixar algum tipo de exercício neste estilo de vida já tão adaptado é – literalmente – desafiador.

Porém, segundo os especialistas, é exatamente por causa da rotina cada vez mais atribulada, com jornadas de trabalho longas, e muitas vezes dobradas – fora e dentro de casa – que os especialistas são unanimes em recomendar que é preciso que as pessoas olhem para si, para as suas necessidades físicas e emocionais. E, neste caso, a atividade física entra como uma válvula de escape, um momento só seu, diante de tantas preocupações e afazeres diários.

E segundo a Organização Mundial da Saúde, nem é preciso muito tempo para abandonar de vez o sedentarismo. Basta dividir 150 minutos por semana de atividade física aeróbica moderada, que pode ser caminhada, corrida, natação, vôlei, basquete, andar de bike, ou começar a se exercitar em uma academia, conciliando exercícios aeróbicos com musculação, por exemplo.

Mas, atenção: é preciso manter a regularidade na atividade durante a semana para alcançar um efeito benéfico à saúde. Ou seja, atletas de fim de semana não entram nesse ranking de saúde em dia. Para deixar o sedentarismo, é preciso dividir o tempo dedicado à prática de exercícios, pelo menos, em três vezes por semana.

Sai da zona de conforto está próximo!

O mais importante, segundo especialistas, para dar o pontapé inicial e iniciar alguma prática esportiva, é sair da zona de conforto. Afinal, apesar de supercansativo ter uma jornada exaustiva no trabalho, é recompensador chegar em casa e se jogar no sofá para assistir ao jornal, à novela ou à sua série favorita.

Refletir sobre como anda a sua saúde, a sua energia, o seu humor diante dos contratempos do cotidiano, poderá ajudar a encontrar uma atividade física que lhe dê prazer.

Assim, você diminui o risco de desistir na primeira dificuldade que aparecer. É deixar de lado a falta de tempo como desculpa para colocar o exercício na agenda de um outro dia. Afinal, os problemas continuarão ali, diariamente. É preciso aprender a lidar com eles, e se organizar para que a atividade física esteja dentro dessa nova rotina, como uma responsabilidade que lhe garantirá momentos de relaxamento e de prazer depois.

10 dicas para começar hoje mesmo a mudança de hábitos

1. Pequenas modificações no cotidiano, como subir escadas, descer do ônibus um ponto antes, passear com o cachorro e varrer a casa, ajudam a movimentar mais o corpo e podem servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária com duração mais longa

2. Lembre-se: antes de começar a se exercitar, passe por uma consulta com um clínico geral ou outro médico de sua confiança, apenas para checar as suas condições de saúde

3. Pratique algum exercício físico que se adapte a seu estilo de vida e que você, acima de tudo, goste. Caso contrário, serão muitos os motivos para a desistência

4. Se preferir, faça 30 minutos por dia, cinco vezes na semana, de exercícios físicos de moderada intensidade. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica ou bicicleta, por exemplo, são suficientes para abandonar o sedentarismo. Esses 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em até três períodos de dez minutos cada um

5. Comece devagar e vá aumentando a intensidade gradativamente. Dessa forma, você previne o risco de sofrer alguma lesão

6. Não faça exercícios físicos em jejum. Consuma, de preferência, uma porção de carboidrato antes de começar a atividade, que pode ser uma fruta ou um pão com geleia

7. Use roupas e tênis adequados

8. Hidrate-se antes, durante e depois dos exercícios

9. Alongue-se antes e depois da atividade

10. Fique atento ao surgimento de qualquer sintoma durante e após a prática esportiva, e procure um médico

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein

Que tal uma ajudinha para mudar seus hábitos?

Acreditamos que todo mundo pode ser melhor, todos os dias! No começo pode sim ser bem complicado mudar um hábito. E é por isso que queremos te ajudar, enviando dicas, lembretes, receitas…Uma coisa nós temos certeza: o mundo muda quando mudamos as coisas ao nosso redor!

Então, que tal receber informações que promovam sua saúde com base em alimentação saudável para o dia a dia, atividades físicas dentro das possibilidades de cada e saúde emocional?

É gratuito, fácil de acessar e só leva 30 segundos para se inscrever!

Clique na imagem abaixo, comece agora mesmo sua jornada em busca de uma vida com mais qualidade por meio mudança de hábitos!

promoprev

Viva #ativamente

Já conhece a campanha #Ativamente? Focada nos clientes da Unimed VTRP e na comunidade regional, ela oferece dezenas de aulas on-line, ao vivo e gravadas, que estimulam a mudança de hábitos, de maneira gradativa e respeitando as possibilidades de cada pessoa.

A agenda de atividades está dividida em quatro pilares: Movimento (que oferece aulas de atividades físicas), Alimentos do Bem (que mostra dicas práticas de alimentação saudável), Equilíbrio (com conteúdos que ajudam a melhorar a saúde emocional) e Mobilize (que estimula hábitos sustentáveis para todos).

Clique na imagem abaixo e veja a agenda atualizada para os próximos dias + os vídeos disponíveis para você assistir a qualquer momento, no computador, celular, TV, onde você quiser 

ativamente

Meu Bebê: Acompanhe sua gestação, semana a semana <3

É preciso muito cuidado com a saúde da mamãe, para garantir o melhor para o bebê. Pensando nisso, preparamos um material para cuidar de você.

Receba gratuitamente orientações de diversos profissionais de saúde em todas as fases da sua gestação!

Clique na imagem abaixo, e faça sua inscrição!

gestacao

Conteúdos exclusivos e dicas para o desenvolvimento do seu filho!

Queremos acompanhar de perto o crescimento do seu filho. Cadastre-se e receba conteúdos e dicas fundamentais para o desenvolvimento do seu pequeno.

Vamos conversar um pouco mais sobre alimentação, atividades físicas, emoções e cuidados específicos em cada nova fase?

  1. Nasceram os primeiros dentinhos. E agora?
  2. Qual é o momento ideal para a retirada das fraldas?
  3. O que é imporante saber para uma alimentação saudável?
  4. Quais são as mudanças no desenvolvimento em fase escolar?
  5. Dicas de atividades interativas para se divertir junto com as crianças 

Ficou interessado? Clique na imagem abaixo, e cadastre-se agora mesmo!

sia

É cliente Unimed VTRP? Então conheça o calendário de atividades exclusivas para você!

Venha mudar hábitos com a Unimed VTRP! Desde o início da pandemia, estamos buscando alternativas e adaptações em todas as nossas atividades, não é mesmo? Nessa nova realidade, vale fazer alguns improvisos, só não vale deixar a sua saúde de lado.

Por isso, a Unimed VTRP disponibiliza desde abril dezenas de atividades, ao vivo e gravadas, com foco na mudança de hábitos! São mais de 80 opções!

Esta agenda é exclusiva para os clientes de planos assistenciais da Unimed VTRP, e atividades está dividida em  pilares:

 Movimento: oferece aulas de atividades físicas
 Alimentos do Bem: dá dicas práticas de alimentação saudável no dia a dia
 Equilíbrio: oferece conteúdos que ajudam a melhorar a saúde emocional)
 Mobilize: estimula hábitos sustentáveis para todos

Fique atento! Durante a pandemia da Covid-19, todas as nossas atividades são realizadas on-line, pela Internet 

Importante: Em alguns modelos de celular é necessário clicar duas vezes no botão para abrir o turno desejado.

Clique na imagem abaixo, e comece a mudar hábitos hoje mesmo!

Categoria: Atividade Física