Ouvidoria

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável, Coronavírus

Alimentos que fortalecem a imunidade: você vai... Alimentação Saudável, Coronavírus, Outubro Rosa

Seu filho não quer comer? Como lidar? Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação

10 coisas muito legais para você fazer neste Domingo de Páscoa de quarentena :D

09 de abril de 2020

É verdade, a Semana Santa, e os dias que antecederam a Páscoa foram bem diferentes neste ano. Não houve muito clima para toda aquela magia que sempre antecede a data. Devemos manter a quarentena para públicos de risco, o isolamento e distanciamento social para quem pode, sim, mas não precisamos deixar a data passar em branco!

Aliás, este é um bom momento para ressignificar a Páscoa! Deixe pra lá aquele lado mais “comercial”, com compra de muitos chocolates, ovos e guloseimas, e priorize o lado mais afetivo da família. Afinal, conforme o Cristianismo, este é o verdadeiro significado da Páscoa: renovação.

Separamos 10 dicas para você marcar este domingo na memória. Prepare-se: o tédio vai passar longe!

1 – Já ouviu falar da Netflix Party?

Existem muitas plataformas de streming, mas a Netflix ainda tem um cantinho especial no coração dos brasileiros. Por isso, a segunda sugestão desta lista é fazer uma maratona de filmes e séries com a companhia de amigos e familiares. Sim! Isso é possível por meio da Netflix Party, uma extensão do Google Chrome que permite sincronizar sua conta na plataforma de streaming com outros usuários.

Assim, você pode comentar e assistir os programas ao mesmo tempo. Neste tutorial do TechTudo você aprende como fazer, fácil e rápido!

A Netflix Party é uma extensão do Google Chrome que permite sincronizar sua conta Netflix com outros usuários, para que vocês possam assistir a um filme ou série exatamente ao mesmo tempo. E o melhor: comentando tudo! (Foto: Divulgação)
A Netflix Party é uma extensão do Google Chrome que permite sincronizar sua conta Netflix com outros usuários (Foto: Divulgação)

2 – Faça uma ligação ou vídeo chamada para alguém que você não fala há tempos!

Para muitos, a rotina que antes era “casa-trabalho-casa” agora é, no máximo, casa-teletrabalho em casa-casa”. Isso faz com que, automaticamente, tenhamos menos contato com amigos e familiares. Felizmente, a tecnologia está ao nosso lado. Que tal dedicar algumas horas para conversar de maneira virtual com quem você gosta? Geralmente, com pai, mãe, irmãos, já temos este hábito.

Mas, e se neste domingo você ligar para aquele amigo que há muito tempo você não fala? Ou quem sabem o pessoal do futebol, da faculdade, da escola… Ligue, faça uma vídeo chamada, mande um Whatsapp. Vale a pena!

É possível também conversar com mais pessoas ao mesmo tempo com aplicativos como como o Google Hangouts, o Skype ou o Zoom. Que tal? Pode ser uma experiência que você terá vontade de repetir mais vezes!

Para a Páscoa não passar em branco, encontre amigos e família por meio de vídeo chamada (Foto: yanalya/Freepik)
Para a Páscoa não passar em branco, encontre amigos e família por meio de vídeo chamada (Foto: yanalya/Freepik)

3 – Prepare receitas com ingredientes possíveis!

É uma Páscoa diferente, e por isso não será possível conseguir todos ingredientes para aquelas receitas clássicas da Páscoa. Então, não se cobre tanto, e tente uma alternativa mais simples com peixes, como salmão ou tilápia, por exemplo. A dica vale principalmente para quem estava acostumado a sair para comer em restaurantes na data. Você pode inovar também… Que tal dar uma olhada geladeira e preparar uma caponata? Acha que é difícil? Dê uma olhada neste vídeo e inspire-se!

A sobremesa pode, inclusive, ser saudável! Que tal uma trufa saudável, de cacau? É um ingrediente que, felizmente, caiu no gosto do brasileiro nos últimos tempos, e é relativamente fácil de encontrar nos mercados. A nutricionista Carla Etges, do Espaço Viver Bem Unimed, te mostra como fazer:

4 – Caça aos ovos!

Esta é uma alternativa bem bacana para o domingo. Aqui, vale usar a criatividade, e também é possível fazer isto sem gastar muito. Você pode confeccionar orelhinhas de coelho em casa. Elas podem ser elaboradas, como essa tiara…

…ou mais simples, como estas aqui:

Com as orelhinhas em mãos, aposte na brincadeira mais clássica da festividade. Ah, e a caça pode ser feita com ovos de chocolate, decorativos, ou aqueles antigos, de galinha, bem higienizados, com cri-cri (amendoim caramelizado) dentro. O importante é se divertir!

5 – Cozinhe com a criançada!

Esta é outra forma de se divertir com os pequenos é se aventurando na cozinha. Preparar uma receita pode ser uma atividade ainda mais agradável quando se conta com a imaginação e o entusiasmo das crianças. Além disso, eles também podem aprender bastante cozinhando, desde noções de matemática até sobre trabalho em equipe.

Que tal uma receita simples, e que pequenos e grandes provavelmente vão gosta? A nutricionista Patrícia Bergojohann, do Espaço Vive Bem Unimed, ensina no vídeo abaixo a preparar um delicioso Danoninho Natural!

6 – Brinque com os bichinhos!

Se você por ventura estiver somente com o pet em casa, aproveite o dia para curtir um pouco ele. Muitas pessoas que estão em home office, às vezes não conseguem ter muito tempo para os bichinhos durante a semana. Afinal, seu pet também merece atenção, e brincadeiras como esconde-esconde e pega bolinha podem ser divertidas para você e para ele. Neste link tem 9 brincadeiras legais para fazer com eles em casa.

A doença do carrapato atinge o sangue de cachorros e pode causar uma infecção letal  (Foto: Pixabay/birgl/CreativeCommons)
Seu cachorrinho também merece atenção nesta Páscoa, aproveite para brincar com ele! (Foto: Pixabay/birgl/CreativeCommons)

7 – Faça sua própria máscara de pano

Já ouviu falar da campanha Aliados de Pano? Unimed VTRP, Univates, Unisc e Prefeitura Municipal de Lajeado se uniram, e criaram uma iniciativa para que todos possam criar ou adquirir esta proteção extra, útil para quando for indispensável sair às ruas. No site www.aliadosdepano.com.br é possível baixar o molde para fazer uma máscara em casa ou consultar, na área dos Parceiros, uma pessoa de Santa Cruz do Sul ou de Lajeado que esteja fazendo máscaras para comercializar.

Você pode fazer somente a sua, ou mesmo fazer para mais alguém. É mais simples do que você imagina.

8 – Visite o mundo sem sair de casa!

Ok, estamos em isolamento social. Mas temos o mundo na palma das mãos! É possível realizar tours virtuais por museus, aquários e pontos turísticos por plataformas como Google Arts & Culture, Street View e Street Art, além de sites como o do Museu Nacional no Rio de Janeiro e o Museu do Louvre.

O site Olhar Digital fez um compilado com as melhores opções. Veja aqui neste link, e viaje por aí!

9 – Participe do Desafio Saia do Sofá!

Ficar em casa neste momento é muito importante para evitar que o coronavírus se propague. Porém, além de assistir a séries ou filmes, desafiamos você a fazer alguns exercícios físicos – afinal, a liberação de endorfina traz bem-estar, o que também pode contribuir para a sua saúde mental.

Pensando nisso, lançamos o desafio #saiadosofaUnimed. A ideia é que você permaneça em casa (sim, por favor!), mas que aproveite alguns minutos do dia para “sair do sofá” e mexer o corpo (pode ser na sala de casa mesmo).

O que é? Durante 15 dias a Unimed lançou nos stories do Instagram (@unimed_vtrp) dicas de exercícios. Assim, você tem um exercício novo a cada dia para adicionar aos exercícios do dia anterior.

Clique aqui ou na imagem abaixo e veja todos os desafios!

10 – Lanches rápidos!

Cozinhar pode ser uma forma deliciosa de passar o tempo, inclusive para as crianças. Neste momento em que devemos ficar em casa, essa pode ser uma atividade divertida para fazer com o seu filho, já que permite com que vocês passem mais tempo juntos e com que ele compreenda a importância da colaboração na realização de tarefas – além do resultado de dar água na boca, né?

Estas receitas são indicadas até para quem não tem crianças em casa!

—–CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A CARTILHA COM AS RECEITAS—–

Então, opções não faltam! Uma Feliz Páscoa, e aguenta firme, que daqui a pouco as coisas tomam um rumo 😉

Categoria: Coronavírus