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Você sabe a diferença entre prebiótico e probióticos?

27 de julho de 2018

O intestino tem cerca de mil espécies de bactérias, que juntas, formam um microbioma. Elas desempenham um papel importante na saúde, inclusive no humor. Isso significa que o modo como as bactérias são alimentadas, impacta também na saúde.
Algumas pesquisas mostram que ter muitas bactérias “ruins” e poucas “boas” – causadas em parte por uma dieta pouco saudável – pode resultar em vários prejuízos à saúde. Esse desequilíbrio pode acarretar em ganho de peso, doenças de pele, constipação, diarreia e várias condições crônicas.É possível manter o equilíbrio do organismo de duas maneiras: ajudando as bactérias boas que já estão lá a crescer, dando-lhes os alimentos corretos (prebióticos) e adicionando micróbios vivos diretamente ao seu sistema (probiótico).
Os prebióticos são elementos nutricionais que agem como fertilizantes e estimulam o crescimento de bactérias saudáveis no intestino. Eles estão presentes em muitas frutas e vegetais, especialmente aqueles que contêm carboidratos complexos, como fibras e amido. Esses carboidratos não são digeríveis pelo organismo, então passam pelo sistema digestivo e se tornam alimento para as bactérias benéficas e outros micróbios.  

Cada probiótico age de uma maneira no organismo, mas, de modo geral, eles ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, a saúde. Uns contribuem para o aumento da imunidade, melhora da função digestiva, no controle do peso e outros na diminuição da diarreia e constipação. Os probióticos contêm organismos vivos, geralmente cepas específicas de bactérias que ajudam na multiplicação de micróbios saudáveis no intestino. O alimento probiótico mais comum é o iogurte, feito a partir da fermentação do leite com diferentes bactérias, deixadas no produto final. Outras fontes de probióticos são preparos como:  
Fonte: MayoClinic/ Probióticos para Leigos. Dr. Shekhar K. Challa. Alta Books.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.