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Sopa: uma opção nutritiva no inverno

27 de abril de 2016

Basta cair a temperatura para a queridinha da estação aparecer na mesa. Leves, nutritivas, fáceis e saborosas, as sopas são ótimas opções para uma alimentação saudável e equilibrada nos dias mais frios do ano. Para isso, basta possuir uma composição correta de ingredientes que podem trazer diversos benefícios à saúde, como reposição de nutrientes e auxílio na perda ou ganho de peso, por exemplo. Abusando dos vegetais na hora do preparo, ela terá baixo teor calórico. Esse reduzido valor calórico é compensado por uma extrema riqueza em vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e água. Mais do que isso, o ato de fazer uma sopinha está sempre ligado ao cuidado, por isso, torna-se uma ótima opção para reunir a família e fortalecer os laços com quem se ama.   Blog Unimed VTRP Ingredientes saudáveis   Escolha os ingredientes certos Para fazer uma sopa nutritiva e completa, o ideal é incluir os três principais grupos de alimentos: grãos, cereais e pães; alimentos ricos em proteínas; e por final, legumes e verduras, que são excelentes para o bom funcionamento do organismo, tornando o prato rico em minerais, antioxidantes, fibras e vitaminas. Outro benefício é que esta é uma das melhores maneiras de se consumir os alimentos com todos os seus componentes. Isto porque a água utilizada para o preparo, aquela que foi usada para cozinhar os ingredientes, retém os nutrientes de cada um deles.   Blog Unimed VTRP Sopa Feijão   Confira algumas receitas práticas e saudáveis Sopa de feijão Excelente para aproveitar sobras de feijão já cozido, é revigorante e muito gostosa. Ingredientes: 2 xícaras de feijão Orgânico cozido e temperado ½ litro de caldo caseiro ½ xícara de macarrão para sopa Modo de preparo: Coloque água numa panela e quando ferver coloque o macarrão para cozinhar. Bata o feijão com a água ou caldo no liquidificador. Reserve Leve ao fogo e deixe ferver. Acrescente o macarrão cozido, acerte o sal. Sirva bem quente. Variações: troque o macarrão por cenouras em rodelas, batatas ou outro legume de sua preferência.   Caldo verde É uma sopa excelente para os dias bem frios e fica uma delícia acompanhada por torradas levemente lambuzadas em manteiga de alho. Ingredientes: 4 batatas Orgânicas pequenas 1 maço de couve Orgânica 2 dentes de alho 1 paio 1 colher de azeite de oliva extra virgem 1 cebola 1 litro de caldo caseiro Modo de preparo: Cozinhe no caldo as batatas descascadas e os dentes de alho inteiros. Deixe amornar e bata o caldo com as batatas no liquidificador. Refogue a cebola no azeite, acrescente a couve e deixe murchar. Leve o caldo novamente ao fogo com as batatas espremidas, junte a couve refogada e o paio cortado em fatias. Deixe ferver durante 15 minutos Sirva bem quente, acompanhada de croutons ligeiramente fritos na manteiga.   Blog Unimed VTRP creme cebola   Sopa de cebolas Fácil e rápida de fazer se você já tiver o caldo caseiro pronto na geladeira. Ao servir, coloque no fundo do prato duas torradas, uma colher de queijo parmesão ralado e despeje a sopa quente em cima. Ingredientes: 3 cebolas Orgânicas grandes 2 colheres de manteiga 1 colher de óleo de girassol 2 colheres rasas de farinha de trigo Orgânica 1 litro de caldo caseiro Modo de preparar: Derreta a manteiga, acrescente o óleo e deixe esquentar bem Refogue as cebolas até amolecerem bem Acrescente a farinha de trigo e mexa bem Vá agregando o caldo pouco a pouco, mexendo sempre, até levantar fervura Deixe ferver por 5 minutos e sirva. Se quiser gratinar, use cumbucas de barro e leve ao forno quente por 10 minutos.   Blog Unimed VTRP Sopa   Quer mais? Clique aqui e faça o download da cartilha com duas receitas especiais que separamos especialmente para você. Agora ficou fácil! Quer se alimentar bem sem ganhar uns quilinhos extras no inverno? Invista nas sopas. Escolha sua receita favorita, reúna a família e aproveite o clima para se esquentar e se alimentar muito bem!  

Categoria: #CuidarDeVocê