Ouvidoria

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

Sites, aplicativos, Whatasapp… 5 dicas para fazer compras sem sair de casa

Para que você faça isso em segurança, siga alguns passos

13 de março de 2021

A pandemia mudou os nossos hábitos de consumo, não é mesmo? As compras on-line, que já eram comuns para muitos, se tornaram a única alternativa em alguns casos. Sem poder sair de casa, e com o comércio não essencial fechado em alguns momentos, a internet se tornou uma grande solução.

E você, já experimentou fazer as compras do supermercado de casa? Aplicativos, sites e mesmo Whatsapp são ferramentas poderosas atualmente, que permitem resolver praticamente tudo.

Para que você faça isso em segurança, separamos algumas dicas 😉

Cuidados com a Covid

Vai pedir uma telentrega ou receber uma encomenda? Preste atenção nestas 5 dicas para se proteger:

  1. Evite o uso de dinheiro e máquinas de cartão. O ideal é que o pagamento seja realizado por aplicativos que permitam também o pagamento da gorjeta, pois ela parte importante da renda mensal do entregador.
  2. Na hora de buscar o produto no restaurante, o entregador deve manter a distância de 2 metros de outros entregadores e permanecer com a máscara. As mãos precisam ser limpas com frequência e antes e depois de ajustar a máscara. Ela deve ser substituída a cada duas horas.
  3. É muito importante que entregador e cliente usem e mantenham uma distância de 2 metros. Uma opção segura é o entregador colocar o produto no ponto de entrega e depois avisar que o pedido chegou.
  4. Ao entrar em casa, o cliente deve limpar as mãos, jogar a embalagem externa no lixo, limpar os produtos e depois lavar as mãos com água e sabão.
  5. O calor do cozimento e da fritura, quando feitos corretamente, eliminam o vírus, mas caso existam dúvidas sobre a possibilidade do alimento ter sido contaminado após a preparação, aqueça novamente a refeição em temperatura superior a 60ºC.

Por fim, lembre-se: é aconselhável que o entregador limpe diariamente banco, mochila, luvas e capacete com álcool líquido 70% ou com uma solução com 1 litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária. Todo o equipamento deve ser de uso pessoal e não deve ser emprestado.

Com estes cuidados básicos, você garante suas compras sem correr risco.

Evitando golpes: confira mais 7 dicas de cuidados nas compras on-line

Mesmo quem já está familiarizado com as compras on-line precisa tomar alguns cuidados na hora de encher o carrinho. Por isso, confira algumas dicas trazidas pela maioria dos especialistas em defesa do consumidor.

#DICA1 – Pesquise a idoneidade da empresa. É possível checar sites como Proteste e Reclame Aqui. Só utilize aplicativos e sites confiáveis. Na dúvida, ligue ou fale pelo Whatsapp com o estabelecimento!

#DICA2 – Peça orientação a pessoas da família e amigos que já compraram na mesma empresa. Estamos todos fazendo utilizando as mesmas ferramentas.

#DICA3 – Prefira comprar produtos em sites já conhecidos do grande público;

#DICA4 – Veja se o site é seguro, se tem o símbolo do cadeado na barra superior;

#DICA5 – Tire print do comprovante de pagamento ou armazene todos os e-mails da empresa sobre a compra;

#DICA6 – Tome cuidado com dados pessoais. Por isso, procure não fazer compras on-line em computadores de uso coletivo, como do trabalho ou de lan-houses;

#DICA7 – Desconfie quando a oferta for muito atrativa, pois pode ser uma armadilha.

Além dessas recomendações, evite pagar compras on-line no boleto. Isso porque o cartão é mais seguro. Existem golpistas que alteram o código de barras através de malwares, e o dinheiro vai parar na conta de outro destinatário. Além disso, é mais difícil conseguir o ressarcimento do que quando a compra é feita no cartão.

Outra dica é pesquisar o site do Procon, que possui uma lista das empresas que já têm histórico de reclamações.

Indique comércios locais!

Ah, conhece algum estabelecimento ou loja aí da sua cidade, que tem um atendimento legal por aplicativo, site ou Whatsapp?

Marca esse pessoal em nossa postagem nas redes sociais ou aqui nos comentários! Neste momento, além de ficar mais seguro e receber mais rápido, você apoia os pequenos e médios empreendedores locais.

E se eu precisar ir ao supermercado?

Tem vezes que precisamos realmente sair de casa. Evite ao máximo, mas se realmente precisar ir ao supermercado ou farmácia, siga à risca estas regras:

  1. Use máscara e tenha o seu próprio frasco de álcool gel, SEMPRE.
  2. Não entre se o ambiente estiver lotado. Se não houver controle de entrada, vale aquela espiadinha na quantidade de pessoas que já estão lá dentro. Em shoppings e supermercados, o número de carros no estacionamento costuma ser um bom indicativo
  3. Observe se tem álcool gel disponível e se todos os funcionários estão utilizando máscaras corretamente. Esses são os indícios mais visíveis de que os cuidados estão sendo levados a sério pelo estabelecimento
  4. Luvas não são recomendadas nem para clientes nem para atendentes, pois não costumam ser trocadas a cada vez que a pessoa toca em uma superfície. Manter a higienização das mãos quando tocar em superfícies compartilhadas é mais seguro
  5. Evite usar o banheiro fora de casa. Se precisar, lave bem as mãos antes e depois por 30 segundos. Utilize papel-toalha para usar a maçaneta.
  6. Prefira métodos de pagamento on-line ou com cartão por aproximação. Se não for possível, higienize as mãos antes e depois.
  7. Não estenda o tempo de permanência além do necessário. Lembre-se: saia de casa apenas para o que é estritamente necessário!
  8. Respeite os horários e as orientações do estabelecimento. Com bandeira preta, as restrições são maiores. Na dúvida, ligue para o loca ANTES de sair de casa.
  9. Por fim, faça imediatamente a higienização dos alimentos quando chegar em casa antes de guardar na geladeira ou na dispensa.

Lembre-se: cuidar de você é cuidar do outro!