Ouvidoria

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável, Coronavírus

Siga alguns cuidados ao iniciar uma atividade física no verão

02 de janeiro de 2018

No horário de verão, a procura pela prática esportiva aumenta significativamente. Para evitar problemas com a sua saúde, a primeira medida é diminuir o ritmo. Evite os horários mais quentes do dia e beba água mesmo sem sentir sede. Uma boa medida é tomar cerca de 300 mililitros de água (um copo grande) a cada 20 minutos de atividade física. Assim, o organismo repõe o líquido e os sais minerais perdidos durante a transpiração. Dessa maneira, é mais difícil sofrer cãibras e mal-estar. Quem pratica atividade física na piscina sofre menos desconforto, desde que não entre na água aquecida. Se a piscina possuir água quente, em poucos minutos a pessoa pode ter hipertermia (elevação da temperatura corporal), pois a troca de calor com a água é quatro vezes mais rápida do que com o ar.   Blog Unimed VTRP Cuidados exercícios no verão   Procurar espaços ventilados para se exercitar ajuda muito. O contato com o ar mais frio resfria a pele. Por isso, aproveitar o início ou o fim do dia – quando a intensidade do sol é menor – para exercitar-se ao ar livre, de preferência em um local com árvores, vento e bastante sombra é indicado. Movimentar o corpo traz diversos benefícios para corpo e mente. A Organização Mundial da Saúde estima que pessoas sedentárias aumentam entre 20% e 30% o risco de mortalidade, em especial por doenças crônicas. A atividade física regular reduz o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer de mama e de cólon, além de depressão.   Com que roupa? Você sabia que tirar a camisa para malhar não alivia o calor?! É isso mesmo. A radiação do sol direto na pele aumenta ainda mais a temperatura corporal. Não é à toa que jogar vôlei na praia apenas de sunga ou biquíni torna-se mais cansativo. Para proteger-se, o ideal é usar roupas claras e leves, pois elas refletem os raios solares. Se o calor for muito intenso, vale molhar com água uma camiseta de algodão. Outra opção é vestir um daqueles tecidos hi-tech, com mecanismos que facilitam a transpiração. Alguns têm furinhos em formato de cone, que auxiliam na evaporação do suor.   Blog Unimed VTRP Uso do Filtro Solar   A importância do uso correto do filtro solar O filtro solar ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta, reduzindo queimaduras solares e outros danos. Além de prejuízos estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer. O câncer de pele é considerado o tumor de maior incidência no Brasil. O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença.   Características do protetor ideal:

  • Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B;
  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias;
  • Livre de PABA ou “PABA Free”: filtros que não contêm a substância PABA, que pode causar alergias;
  • Livre de óleo ou “oil free: filtros que não contêm substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas;
  • Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. Também são indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.

  Blog Unimed VTRP cuidados exercicios físicos no verão   Pequenos cuidados ajudam a evitar: Cãibras A perda de sais minerais na transpiração pode afetar o bom funcionamento dos músculos. Por isso, é comum o surgimento de espasmos, mais frequentes no abdômen e na panturrilha. Para prevenir este desconforto, hidrate-se bem durante os exercícios. Outra dica é a ingestão de banana, rica em potássio e glicose. Síncope (desmaio) Na falta de bons goles de água para reforçar a hidratação, o volume de sangue diminui e a pressão arterial cai, gerando fraqueza generalizada, tontura, palidez e desmaio. Nestes casos, a hidratação é fundamental. Exaustão Se o volume sanguíneo cai demais, o sistema cardiovascular não consegue garantir o fluxo de sangue para todo o corpo e entra em pane. As células em geral ficam desidratadas, o que provoca descoordenação, vertigem, dor de cabeça, náuseas e vômito. Manter uma alimentação equilibrada (lembre-se: jamais faça exercício físico em jejum) e hidratar-se bem são essenciais para manter a saúde e o bem-estar.   Blog Unimed VTRP roupas ideais para fazer exercicios físicos no verão   O que fazer se alguém passar mal?

  • Remova a pessoa para a sombra ou para um local com ar refrigerado;
  • Retire o excesso de roupa e resfrie o corpo dela com ventilador ou compressas de água gelada, começando pela cabeça;
  • Se a pessoa estiver lúcida, faça ela ingerir água, soro caseiro ou suco de frutas;
  • Mantenha os pés elevados acima da cabeça;
  • Não use antitérmicos;
  • Monitore a temperatura. Se estiver acima dos 39° C, busque atendimento médico em um hospital.

Categoria: #CuidarDeVocê