Câncer de mama: como me prevenir? Saúde do Homem e da Mulher

Diabetes gestacional: como evitar? Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Outubro Rosa: foco na saúde da mulher como um... Saúde do Homem e da Mulher

Seus rins merecem uma atenção especial

12 de março de 2015

Você já fez um check-up dos seus rins? Isso mesmo. Os dois órgãos, com cerca de 12 centímetros, situados na região lombar alta são responsáveis por filtrar as impurezas do sangue, regular a composição do organismo, a pressão arterial e produzir hormônios. Os rins são órgãos que merecem atenção toda especial. Blog Unimed_Dia do rim   Tendo como tema “Rins Saudáveis”, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) celebra em todo país, o Dia Mundial do Rim, no dia 12 de março, e este ano atenta a população sobre a adoção de hábitos saudáveis, ingestão de muita água, mudança de estilo de vida e também o autocuidado.   Para manter a saúde em dia, é preciso ter alguns cuidados básicos, como evitar o excesso de sal, manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e consultar um médico periodicamente. Os rins recebem cerca de 1,2 litro de sangue por minuto, sendo capazes de filtrar todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora. Blog Unimed_Ingerir água Troque o sal pelos temperos e ervas naturais Usado para reforçar e potencializar o sabor dos alimentos, o sal de cozinha pode e deve ser parcialmente substituído por ervas e temperos que também realçam o sabor e evitam os males causados pelo excesso de sódio. Substância essencial para o nosso organismo, se ingerido acima do necessário, pode desenvolver doenças cardiovasculares, renais e hipertensão arterial. O brasileiro consome mais que o dobro de sódio recomendando pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é cinco gramas diárias. No Brasil, em média, são ingeridos 12 gramas por dia, segundo a Pesquisa do Orçamento Familiar elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Particularmente no Brasil, observa-se que a população utiliza sal e temperos à base de sal em excesso, tanto na preparação, quanto no consumo dos alimentos, e vem consumindo cada vez mais alimentos industrializados”, alerta a nutricionista da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Roberta Rehem de Azevedo. Blog Unimed_Temperos saudáveis Para reverter esses valores alarmantes, o Ministério da Saúde fechou acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) para redução de até 68% do teor do sódio nos alimentos industrializados. O compromisso é diminuir esse ingrediente em 16 grupos de alimentos, entre laticínios, embutidos e refeições. A meta é retirar 28 mil toneladas de sódio até 2020. Uma forma de reduzir o sódio e continuar comendo bem é usar e abusar dos temperos e ervas naturais para substituir o sal. “A vantagem é a redução da ingestão de sódio e, na questão do sabor, recuperar e até redescobrir o sabor próprio dos alimentos, visto que o excesso de sal mascara outros sabores”, nos explica a nutricionista Roberta.  

Categoria: #CuidarDeVocê