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Saúde da mulher: dicas para uma vida com mais qualidade

03 de março de 2015

Mulher. Um ser único. Alguém que cresce a cada dia e mostra a que veio ao mundo. Elas são mães, filhas, avós, esposas, namoradas, companheiras. Trabalhadoras, estudantes. Mulheres acima de tudo. Em meio a rotinas atribuladas, não desanimam. Vão em frente sem descuidar da autoestima e da saúde.

Aliás, a saúde feminina não pode ser deixada de lado. Aos 20 anos, com o fim da adolescência, é necessário realizar regularmente visitas ao ginecologista. Após a iniciação sexual, a mulher precisa se submeter ao exame Papanicolau, que é preventivo do colo do útero. Este deve ser feito anualmente ou a cada dois anos.

Com a saída da adolescência também é preciso ficar atento com a postura. Corrigir hábitos errados pode evitar problemas futuros. Além disso, a prática de esportes pode fortalecer esta parte do corpo, bem como definir a musculatura. Para isso, corra, caminhe, nade, ande de bicicleta, dance ou realize atividades de seu interesse.

Procure ter uma alimentação mais saudável e balanceada, evitando gorduras e refrigerantes. Embora no período dos 20 anos o corpo responda melhor a dietas, é necessário um cuidado redobrado com remédios milagrosos para emagrecer. Se precisa perder peso, vale recorrer a um médico, aos exercícios e atentar ao que está comendo.

 

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Período de realização

Aos 30 anos, as mulheres possuem muitos afazeres. Embora sua rotina seja corrida, é necessário que a mulher dedique alguns minutos para si. Além de ser relaxante, ela aumenta sua autoestima e melhora sua qualidade de vida. Afinal, é nessa idade que as mulheres, embora com o dia a dia corrido, sentem-se mais realizadas.

Vale lembrar a importância de não se agitar demais. Isso só causa ainda mais estresse, depressão e ansiedade. Procure se equilibrar, respirar fundo e resolver uma coisa de cada vez. Outro ponto é a prática de exercícios físicos. É bom para a mente e para o corpo, já que nesta fase ele perde menos calorias. Os exercícios auxiliam na prevenção de doenças associadas a fatores hereditários.

Cuide da sua pele para evitar a flacidez precoce. Procure sempre um dermatologista antes de utilizar qualquer cosmético. Ah, e por falar em médico, não esqueça de continuar visitando seu ginecologista regularmente, pelo menos duas vezes ao ano. Lembre-se também de fazer o autoexame, já que as doenças da mama começam a ocorrer nessa fase.

Comece a controlar os níveis de colesterol, triglicerídeos, hormônios e glicose, principalmente se há diabéticos entre os familiares mais próximos. Na linha do cuidado, é hora de prevenir contra a osteoporose, pois seus hábitos podem influenciar o surgimento da doença. Para tanto, tenha uma alimentação rica em cálcio, ingerindo couve, leite e derivados, ou brócolis.

 

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Estabilidade aos 40

Com esta idade, o ideal é reciclar seus conhecimentos. Atualize-se naquilo que gosta, viaje e divirta-se. Acima de tudo, cuide-se, pois nessa fase existe uma tendência maior a engordar. Procure controlar seu peso. Assim, você reduz as chances de diabetes e doenças do coração. Vale também a prática de exercícios físicos e, para isso, peça recomendação a um profissional.

Não esqueça também de conversar com seu ginecologista sobre a menopausa, reposição hormonal e outras dúvidas. Todos os detalhes são importantes para prevenir doenças dessa fase, principalmente a mamografia. Segundo especialistas, um terço das mulheres desenvolve a osteoporose depois da menopausa, então exames de prevenção devem ser feitos após os 45 anos.

Tenha uma alimentação rica em cálcio. Leite, verduras e peixes são uma boa alternativa. Cuide também da sua pele e procure não sair de casa sem filtro solar. Além disso, visite um cardiologista para ver como anda seu coração. Se a mulher for fumante, as visitas se tornam ainda mais importantes para controle da sua saúde.

 

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Os 50 anos e a maturidade

Nesta fase é essencial que o seu médico se torne um de seus melhores amigos. Começa a menopausa e você deve ter toda liberdade de tirar dúvida e conversas abertamente com seu médico. Outro especialista que deve ser visitado anualmente é o oftalmologista, principalmente se tiver casos de glaucoma na família.

Faça exercícios regulares. Se possível, caminhe algumas horas todos os dias. Vai fazer bem para o seu humor, saúde e aparência. Alimente-se de forma saudável: pouca gordura e muitos alimentos ricos em fibras, ferro e cálcio. Além disso, com a chegada aos 50 anos, é hora de cortar todos os seus vícios. Principalmente o fumo e o álcool no seu dia a dia.

Podem surgir algumas manchas na pele. Por isso, é essencial visitar o seu dermatologista periodicamente. Também submeta-se a exames de sangue pelo menos uma vez por ano. Verificar a glicemia, tireóide e hormonais, se necessário. E se o seu histórico familiar indicar, fala o exame de colonoscopia a cada cinco anos. Ele avalia o intestino, cólon ascendente e o reto.

 

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A segurança chega com os 60 anos

Busque momentos de lazer e valorize as horas de repouso. Procure também viver mais momentos com sua família e amigos. Cuide da sua mente e de seu corpo. Alimente-se saudavelmente. Com esta idade também faz-se necessário um controle da função tireoidiana, além de ser uma idade crítica para o câncer de pele.

Com a chegada dos 60 anos, é importante a vacinação, principalmente contra a gripe (influenza) anualmente, antipneumocócica e antitétano/difteria. Também é nesta época que a hipertensão começa a aumentar a sua frequência. Caso o colesterol ou a pressão arterial não sejam controlados com exercícios e dieta, procure um especialista.

Cuidar de si é essencial para passar bons momentos com quem ama! Compartilhe conhecimento com suas amigas, mães e esposas. A melhor homenagem é cuidar da saúde de quem você ama.

 

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